27 de jan. de 2015

Atividades Desenvolvidas No Ano Letivo De 2014 No Instituto Federal do Pará Em Parceria Com O Pibid Matemática IFPA.


1. Apresentação

Apresentação
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolvido no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Pará (IFPA), junto ao curso de Licenciatura Plena em Matemática tem como objetivo contribuir na orientação de 18 alunos em processo de iniciação a docência. Além disso, aproximar os alunos do ambiente escolar e do universo da sala de aula. Tudo isso para ampliação da visão docente e fazer com que os futuros educadores criem um olhar pesquisador.
Neste contexto o programa em sua essência busca associar a vivência em sala de aula com algumas perspectivas, principalmente nas condições de observar e monitorar os alunos em suas duvidas e anseios.
 O projeto iniciou suas atividades em abril de 2014 levando em consideração que em quanto observadores, eles analisam as práticas dos professores em sala de aula, as ações e atitudes dos alunos. Em quanto monitores elaboram um planejamento de auxilio ao aluno e as demandas do IFPA. Também, refletem sobre a conexão entre o que planejam e executam, sendo desafiadas a reinventarem-se para enfrentar o cotidiano do ambiente escolar.
As descobertas produzidas nesta caminhada, principalmente no tripé bolsista/professor/aluno no decorrer dos encontros de orientação e nas exposições, constituem-se em elementos de reflexão para prática de iniciação à docência como possibilidade de pesquisa.




2. Escola Parceira

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ- IFPA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA é uma instituição pública federal com uma boa estrutura física que comporta estudantes de Nível Médio/Técnico (Estradas, Mineração, Edificação, Design de Interiores, etc.), Subsequente, Pronatec (Cursos Profissionalizantes), Sisutec e Nível Superior (Áreas de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo). A instituição abrange: Salas de Aula, Biblioteca, Auditórios (Central e Biblioteca), Laboratórios Multidisciplinares, Refeitório, Banheiro em todos os andares, Lanchonete, Sala de Professores, CAE (Coordenação de Atendimento aos Estudantes), Secretária Acadêmica, Agência Bancária, Área de Lazer, Diretoria, Ginásio de Esporte e Piscina. Conta com vários projetos que permite a participação de estudantes tanto do Técnico quanto Superior, como: PIBID (todas as licenciaturas), PIBEX, PIBIC, entre outros. O Subprojeto Matemática está inserido desde abril/2014 e foi dividido em dois grupos: 09 bolsistas com o professor Paulo Sérgio e 09 bolsistas com o professor Francisco Fialho, e tendo como orientadores os professores: Edson Costa Cruz, Joaquim Clemente da Silva Filho, José Carlos de Moraes Guedes, Paulo Sérgio Rabelo de Sousa, Rita Sidmar Alencar Gil, Raimundo Neves de Souza, Reginaldo da Silva, Fernando Cardoso Matos e Francisco Fialho G. Ferreira, onde os mesmos e junto com seus orientadores desenvolveram atividades acadêmicas com os alunos do integrado, como: Gincana da Matemática, Feira da Cultura, Folhas de Exercícios, Oficinas. Cada dois bolsistas dos dezoito lotados no IFPA ficou com um orientador. O Subprojeto Matemática é supervisionado por: Prof. Msc. Fernando Cardoso Matos e Prof. Msc. Raimundo Neves de Souza, que incentivam estimulam os bolsistas para o bom desenvolvimento do projeto na instituição.




3.Relato Da Relação Entre Escola e Subprojeto


O presente relato tem por objetivo principal informar e avaliar a relação entre projeto e subprojeto com os coordenadores do subprojeto PIBID/Matemática Prof. Msc. Fernando Matos e Prof. Msc. Raimundo Neves, tendo como foco principal as contribuições do subprojeto PIBID/Matemática no IFPA (Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência do Pará) coordenado pelo prof. Msc. Paulo Sergio Rabelo de Souza e Prof. Msc. Francisco Fialho G. Ferreira.
O subprojeto foi implantado e recebido pelo corpo pedagógico, docente e discente com satisfação e com êxito, para com relação ao apoio no que se refere a apoio estrutural e de materiais e espaços fornecidos para a aplicação de oficinas, minicursos, desenvolvimento de projeto dos bolsistas. As contribuições do Subprojeto giraram em torno da licenciatura em matemática onde foram aplicadas metodologias e tecnologias contextualizadas e aplicadas para uma melhor compreensão dos alunos em técnicas matemáticas de raciocínio lógico e desenvolvimento do cognitivo.
No decorrer do Projeto, o subprojeto foi afetado por algumas situações como, por exemplo, reforma da instituição o que limitou o espaço fornecido, isso dificultou a implantação de projetos afins, como projeto “Nossa Horta”. Apesar das férias de Julho, o subprojeto não parou, foram desenvolvidos materiais pelos bolsistas e auxiliados pelos coordenadores do PIBID/Matemática Prof. Msc. Fernando Matos e Prof. Msc. Raimundo Neves como o Fascículo de Matemática que visava obter uma melhor compreensão dos alunos a assuntos referentes à matemática. Os maiores problemas foram notados pela semana de planejamento pedagógico da instituição, pela grande quantidade de feriados em dias letivos, e período eleitoral, porém as atividades sempre eram planejadas levando em consideração esses dias, o que, mantinha os alunos em pleno contato com o subprojeto e com os bolsistas.





4. Atividades desenvolvidas no subprojeto em 2014
Participação nas seguintes ações:

4.1 Março


No mês de março todos os bolsistas do subprojeto de matemática participaram da reunião de planejamento do projeto PIBID 2014, seminário de apresentação do programa PIBID e organização da recepção dos calouros da licenciatura em matemática 2014, com orientação dos professores Otoni, Neves e Fernando.



4.2 Abril

Reunião com os 18 bolsistas do PIBID lotados no IFPA e coordenadores do projeto, para traçar os planos com relação ao projeto no instituto.
        




Recepção dos calouros da Licenciatura plena em matemática 2014 e novos bolsistas PIBID com apresentação de trabalhos.





No dia 16/04/14 participamos da apresentação e cadastramento da senha na nova Plataforma Moodle, sob a orientação do prof. Henrique.




4.3 Maio

No período de 06 a 09/05/14 participamos da Oficina de Estatística Descritiva utilizando o Excel, oficina essa ministrada pelo bolsista Luiz oliveira com a formação de estatística.





Participação no II Seminário de Pesquisa em Didática das Matemáticas – SPDMAT, no período de 14 a 16/05/14. 





4.4 Junho

Reunião com a bolsista Cláudia Soares e com os coordenadores do projeto para a organização do Fascículo de Matemática e edição final.



4.5 Julho

            Reuniões com os coordenadores, para planejamento e confecção da Cartilha com maneiras de resolver problemas matemáticos.




            No mês de Julho, aconteceu a produção e elaboração de quatro vídeos didático, Vídeo Mat, abordando os seguintes conteúdos: conjunto numéricos, função afim, função quadrática e função exponencial.  É sub projeto do PIBID com o objetivo de relacionar o cotidiano dos alunos com os conteúdo matemático. O vídeo teve participação dos bolsistas Gleidson, Evandro e Ellielson lotados no IFPA.




4.6 Agosto

            No mês de agosto, a utilização de vídeo didático como recurso para aprendizagem dos conceitos de introdução de funções com os alunos do primeiro anos do Ensino Médio do IFPA Campos Belém.




            Reunião semanal com os coordenadores Prof. Raimundo Neves e Prof. Fernando Mattos.



            Reunião do grupo de trabalho do “Projeto Economia Doméstica”, ministrada pelo bolsista Afonso.





No mês de Agosto o bolsista Lucas Azevedo junto ao professor Paulo Rabelo aplicaram uma oficina sobre conjuntos, proposta no livro didático dos alunos do primeiro ano de eletrotécnica do IFPA.



4.7 Setembro

            Reunião do PIBID com o coordenador institucional Otoni para saber sobre o andamento dos projetos.



  
            No mês de setembro o bolsista Lucas Azevedo junto ao professor Francisco Fialho aplicou uma oficina sobre o uso do software  GeoGebra como ferramenta de aprendizado da trigonometria com as turmas de eventos e eletrotécnica do IFPA.

       
           



  



No mês de Setembro os bolsistas Érica Vilhena e Frank Moraes aplicaram uma oficina de Geometria espacial (prismas e cilindros), na turma do 4° ano de química do IFPA campus Belém, sob a orientação e supervisão do prof. Reginaldo da Silva.



 Lançamento do livro “Práticas Culturais e Educação Matemática”, com o Prof. Pós Doutor Iran Abreu Mendes.



 Resoluções de questões sobre Trigonometria, para turma do 2ª do ensino médio.


    
            Reunião semanal e organização para a Gincana de Matemática.



4.8 Outubro

            No mês de outubro foi realizada junto aos coordenadores e demais bolsistas, a 1ª Gincana e corrida Matemática do IFPA campus Belém.




Os bolsistas Érica Vilhena e Frank Moraes Participaram de uma atividade realizada em sala de aula, junto ao seu orientador, prof. Reginaldo da Silva.



            Nos dias 7,10,14 e 17 de Outubro o bolsista José Carlos Pantoja realizou, nas turmas de edificações e mecânica, a oficina com tema Resolução de Problemas Através do Método de Polya, cuja inspiração foi baseada através da criação da cartilha pelos bolsistas do PIBID com intuito de melhorar o entendimento em relação a essa problemática da Matemática.





4.9 Novembro


            No mês de Novembro o bolsista Lucas Azevedo aplicou uma lista de problemas trigonométricos para a turma de eventos que serviu como revisão para os alunos que iriam fazer o ENEM. A atividade teve a supervisão do professor Francisco Fialho. 





            Participação no III ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID (EINID) e I Seminário Institucional do PIBID – DIVERSIDADE/IFPA.

            



Apresentação do Subprojeto economia domestica – chuva de hora certa no III EINID- III Encontro de Iniciação à Docência do PIBID/IFPA e I Seminário Institucional PIBID- DIVERSIDADE/IFPA.





Apresentações e oficinas que ocorreram no III EINID com participação dos bolsistas de matemática do PIBID matemática.



            Construção da maquete e apresentação do projeto Nossa horta no III ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID (EINID) e I Seminário Institucional do PIBID – DIVERSIDADE/IFPA. 





            O bolsista Alex costa realizou no dia 24/11/2014 uma oficina usando o Geogebra como Recurso Didático em Geometria Analítica, orientado pelo professor Francisco Fialho, os alunos envolvidos na oficina foram os alunos do curso de edificações do 3° ano.



            Os bolsistas Rodrigo Ferreira e Patrick Martins fizeram a Aplicação da oficina intitulada: “interdisciplinaridade e a matemática” no IFPA-BELÉM; com a turma do terceiro ano de química. A oficina foi aplicada no dia 11 de Dezembro de 2014



4.10 Dezembro

             Os bolsistas Ana Karolina Silva Cardoso e Fabricio Santos De Sousa V ENALIC- V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário do PIBID- Natal/RN, nos dias 08, 09, 10, 11, 12 de dezembro de 2014, com carga horária 40h e apresentação de trabalho com o tema “Ludicidade usada no ensino de matemática através de jogos matemáticos e sua aplicabilidade na sala de aula direcionada ao ensino fundamental”.





  



5. Considerações finais
            Ao longo do Ano de 2014 fomos trabalhando para realização de um grande projeto chamado Programa de Institucional de Iniciação à Docência – PIBID no IFPA.
            O projeto PIBID colabora de forma significativa para a formação dos alunos bolsistas, futuros professores de Matemática, permitindo que os mesmos tenham uma perspectiva mais abrangente da problemática do ambiente escolar e do ensino e aprendizagem da Matemática.
            As ações descritas neste portfólio tiveram por objetivo melhorar a formação do licenciando em matemática, tais ações proporcionaram aos bolsistas vivenciar situações reais de um ambiente escolar com toda a sua complexidade inerente, conhecer novas opções metodológicas que servirão para sua prática docente e experiências que lhes permitiram identificar alguns dos problemas atuais no processo de ensino-aprendizagem.

            A experiência no PIBID foi muito significativa, possibilitando a participação dos alunos em eventos científicos, o que permitiu aos bolsistas a divulgação dos trabalhos do grupo, assim como o conhecimento de outros trabalhos. Este intercâmbio de conhecimentos é importante para auxiliar a construção de novas ações que podem ser aplicadas pelo grupo de futuros professores na sala de aula.










Nenhum comentário:

Postar um comentário