1. Apresentação
Apresentação
O
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolvido no
Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Pará (IFPA), junto ao
curso de Licenciatura Plena em Matemática tem como objetivo contribuir na
orientação de 18 alunos em processo de iniciação a docência. Além disso,
aproximar os alunos do ambiente escolar e do universo da sala de aula. Tudo
isso para ampliação da visão docente e fazer com que os futuros educadores
criem um olhar pesquisador.
Neste
contexto o programa em sua essência busca associar a vivência em sala de aula
com algumas perspectivas, principalmente nas condições de observar e monitorar
os alunos em suas duvidas e anseios.
O projeto iniciou suas atividades em abril de
2014 levando em consideração que em quanto observadores, eles analisam as
práticas dos professores em sala de aula, as ações e atitudes dos alunos. Em
quanto monitores elaboram um planejamento de auxilio ao aluno e as demandas do
IFPA. Também, refletem sobre a conexão entre o que planejam e executam, sendo
desafiadas a reinventarem-se para enfrentar o cotidiano do ambiente escolar.
As
descobertas produzidas nesta caminhada, principalmente no tripé
bolsista/professor/aluno no decorrer dos encontros de orientação e nas
exposições, constituem-se em elementos de reflexão para prática de iniciação à
docência como possibilidade de pesquisa.
2. Escola Parceira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO PARÁ- IFPA
O
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA é uma
instituição pública federal com uma boa estrutura física que comporta
estudantes de Nível Médio/Técnico (Estradas, Mineração, Edificação, Design de
Interiores, etc.), Subsequente, Pronatec (Cursos Profissionalizantes), Sisutec
e Nível Superior (Áreas de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo). A
instituição abrange: Salas de Aula, Biblioteca, Auditórios (Central e
Biblioteca), Laboratórios Multidisciplinares, Refeitório, Banheiro em todos os
andares, Lanchonete, Sala de Professores, CAE (Coordenação de Atendimento aos
Estudantes), Secretária Acadêmica, Agência Bancária, Área de Lazer, Diretoria,
Ginásio de Esporte e Piscina. Conta com vários projetos que permite a
participação de estudantes tanto do Técnico quanto Superior, como: PIBID (todas
as licenciaturas), PIBEX, PIBIC, entre outros. O Subprojeto Matemática está
inserido desde abril/2014 e foi dividido em dois grupos: 09 bolsistas com o
professor Paulo Sérgio e 09 bolsistas com o professor Francisco Fialho, e tendo
como orientadores os professores: Edson Costa Cruz, Joaquim Clemente da Silva
Filho, José Carlos de Moraes Guedes, Paulo Sérgio Rabelo de Sousa, Rita Sidmar
Alencar Gil, Raimundo Neves de Souza, Reginaldo da Silva, Fernando Cardoso
Matos e Francisco Fialho G. Ferreira, onde os mesmos e junto com seus
orientadores desenvolveram atividades acadêmicas com os alunos do integrado,
como: Gincana da Matemática, Feira da Cultura, Folhas de Exercícios, Oficinas.
Cada dois bolsistas dos dezoito lotados no IFPA ficou com um orientador. O
Subprojeto Matemática é supervisionado por: Prof. Msc. Fernando Cardoso Matos e
Prof. Msc. Raimundo Neves de Souza, que incentivam estimulam os bolsistas para
o bom desenvolvimento do projeto na instituição.
3.Relato Da Relação Entre Escola e
Subprojeto
O
presente relato tem por objetivo principal informar e avaliar a relação entre
projeto e subprojeto com os coordenadores do subprojeto PIBID/Matemática Prof.
Msc. Fernando Matos e Prof. Msc. Raimundo Neves, tendo como foco principal as
contribuições do subprojeto PIBID/Matemática no IFPA (Instituto Federal de
Educação, Tecnologia e Ciência do Pará) coordenado pelo prof. Msc. Paulo Sergio
Rabelo de Souza e Prof. Msc. Francisco Fialho G. Ferreira.
O
subprojeto foi implantado e recebido pelo corpo pedagógico, docente e discente
com satisfação e com êxito, para com relação ao apoio no que se refere a apoio
estrutural e de materiais e espaços fornecidos para a aplicação de oficinas,
minicursos, desenvolvimento de projeto dos bolsistas. As contribuições do
Subprojeto giraram em torno da licenciatura em matemática onde foram aplicadas
metodologias e tecnologias contextualizadas e aplicadas para uma melhor
compreensão dos alunos em técnicas matemáticas de raciocínio lógico e
desenvolvimento do cognitivo.
No
decorrer do Projeto, o subprojeto foi afetado por algumas situações como, por
exemplo, reforma da instituição o que limitou o espaço fornecido, isso
dificultou a implantação de projetos afins, como projeto “Nossa Horta”. Apesar
das férias de Julho, o subprojeto não parou, foram desenvolvidos materiais
pelos bolsistas e auxiliados pelos coordenadores do PIBID/Matemática Prof. Msc.
Fernando Matos e Prof. Msc. Raimundo Neves como o Fascículo de Matemática que
visava obter uma melhor compreensão dos alunos a assuntos referentes à
matemática. Os maiores problemas foram notados pela semana de planejamento
pedagógico da instituição, pela grande quantidade de feriados em dias letivos,
e período eleitoral, porém as atividades sempre eram planejadas levando em
consideração esses dias, o que, mantinha os alunos em pleno contato com o
subprojeto e com os bolsistas.
4. Atividades desenvolvidas no subprojeto em 2014
Participação nas seguintes ações:
4.1
Março
No
mês de março todos os bolsistas do subprojeto de matemática participaram da
reunião de planejamento do projeto PIBID 2014, seminário de apresentação do
programa PIBID e organização da recepção dos calouros da licenciatura em
matemática 2014, com orientação dos professores Otoni, Neves e Fernando.
4.2
Abril
Reunião
com os 18 bolsistas do PIBID lotados no IFPA e coordenadores do projeto, para
traçar os planos com relação ao projeto no instituto.
Recepção
dos calouros da Licenciatura plena em matemática 2014 e novos bolsistas PIBID
com apresentação de trabalhos.
No dia 16/04/14
participamos da apresentação e cadastramento da senha na nova Plataforma
Moodle, sob a orientação do prof. Henrique.
4.3 Maio
No período de 06 a
09/05/14 participamos da Oficina de Estatística Descritiva utilizando o Excel,
oficina essa ministrada pelo bolsista Luiz oliveira com a formação de
estatística.
Participação no II
Seminário de Pesquisa em Didática das Matemáticas – SPDMAT, no período de 14 a
16/05/14.
4.4 Junho
Reunião com a bolsista
Cláudia Soares e com os coordenadores do projeto para a organização do
Fascículo de Matemática e edição final.
4.5 Julho
Reuniões com os coordenadores, para
planejamento e confecção da Cartilha com maneiras de resolver problemas
matemáticos.
No mês de Julho, aconteceu a produção e elaboração de
quatro vídeos didático, Vídeo Mat, abordando os seguintes conteúdos: conjunto
numéricos, função afim, função quadrática e função exponencial. É sub projeto do PIBID com o objetivo de
relacionar o cotidiano dos alunos com os conteúdo matemático. O vídeo teve
participação dos bolsistas Gleidson, Evandro e Ellielson lotados no IFPA.
4.6 Agosto
No mês
de agosto, a utilização de vídeo didático como recurso para aprendizagem dos
conceitos de introdução de funções com os alunos do primeiro anos do Ensino
Médio do IFPA Campos Belém.
Reunião semanal com os
coordenadores Prof. Raimundo Neves e Prof. Fernando Mattos.
Reunião do grupo de
trabalho do “Projeto Economia Doméstica”, ministrada pelo bolsista Afonso.
No mês de Agosto o bolsista Lucas Azevedo junto ao
professor Paulo Rabelo aplicaram uma oficina sobre conjuntos, proposta no livro
didático dos alunos do primeiro ano de eletrotécnica do IFPA.
4.7 Setembro
Reunião do
PIBID com o coordenador institucional Otoni para saber sobre o andamento dos
projetos.
No
mês de setembro o bolsista Lucas Azevedo junto ao professor Francisco Fialho
aplicou uma oficina sobre o uso do software
GeoGebra como ferramenta de aprendizado da trigonometria com as turmas
de eventos e eletrotécnica do IFPA.
No mês de Setembro
os bolsistas Érica Vilhena e Frank Moraes aplicaram uma oficina de Geometria
espacial (prismas e cilindros), na turma do 4° ano de química do IFPA campus
Belém, sob a orientação e supervisão do prof. Reginaldo da Silva.
Lançamento do livro “Práticas
Culturais e Educação Matemática”, com o Prof. Pós Doutor Iran Abreu Mendes.
Resoluções de questões sobre
Trigonometria, para turma do 2ª do ensino médio.
Reunião semanal e organização para a
Gincana de Matemática.
4.8
Outubro
No mês de outubro foi
realizada junto aos coordenadores e demais bolsistas, a 1ª Gincana e corrida
Matemática do IFPA campus Belém.
Os bolsistas Érica
Vilhena e Frank Moraes Participaram de uma atividade realizada em sala de aula,
junto ao seu orientador, prof. Reginaldo da Silva.
Nos
dias 7,10,14 e 17 de Outubro o bolsista José Carlos Pantoja realizou, nas
turmas de edificações e mecânica, a oficina com tema Resolução de Problemas Através do Método de Polya, cuja inspiração foi baseada através da
criação da cartilha pelos bolsistas do PIBID com intuito de melhorar o
entendimento em relação a essa problemática da Matemática.
4.9
Novembro
No
mês de Novembro o bolsista Lucas Azevedo aplicou uma lista de problemas
trigonométricos para a turma de eventos que serviu como revisão para os alunos
que iriam fazer o ENEM. A atividade teve a supervisão do professor Francisco
Fialho.
Participação no III ENCONTRO DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA DO PIBID (EINID) e I Seminário Institucional do PIBID –
DIVERSIDADE/IFPA.
Apresentação do
Subprojeto economia domestica – chuva de hora certa no III EINID- III Encontro
de Iniciação à Docência do PIBID/IFPA e I Seminário Institucional PIBID-
DIVERSIDADE/IFPA.
Apresentações e oficinas que
ocorreram no III EINID com participação dos bolsistas de matemática do PIBID
matemática.
Construção da maquete e apresentação do
projeto Nossa horta no III ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID (EINID) e
I Seminário Institucional do PIBID – DIVERSIDADE/IFPA.
O bolsista Alex costa realizou no dia
24/11/2014 uma oficina usando o Geogebra como Recurso Didático em Geometria
Analítica, orientado pelo professor Francisco Fialho, os alunos envolvidos na
oficina foram os alunos do curso de edificações do 3° ano.
Os bolsistas Rodrigo Ferreira e Patrick
Martins fizeram a Aplicação da oficina intitulada: “interdisciplinaridade
e a matemática” no IFPA-BELÉM; com a turma do
terceiro ano de química. A oficina foi aplicada no dia 11 de Dezembro de 2014
4.10 Dezembro
Os bolsistas Ana Karolina Silva Cardoso e Fabricio Santos De
Sousa V ENALIC- V
Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário do PIBID- Natal/RN, nos dias
08, 09, 10, 11, 12 de dezembro de 2014, com carga horária 40h e apresentação de
trabalho com o tema “Ludicidade usada no ensino de matemática através de jogos
matemáticos e sua aplicabilidade na sala de aula direcionada ao ensino
fundamental”.
5. Considerações finais
Ao longo do Ano de 2014 fomos trabalhando para realização
de um grande projeto chamado Programa de Institucional de Iniciação à Docência
– PIBID no IFPA.
O projeto PIBID colabora de forma significativa para a
formação dos alunos bolsistas, futuros professores de Matemática, permitindo
que os mesmos tenham uma perspectiva mais abrangente da problemática do
ambiente escolar e do ensino e aprendizagem da Matemática.
As ações descritas neste portfólio tiveram por objetivo
melhorar a formação do licenciando em matemática, tais ações proporcionaram aos
bolsistas vivenciar situações reais de um ambiente escolar com toda a sua
complexidade inerente, conhecer novas opções metodológicas que servirão para
sua prática docente e experiências que lhes permitiram identificar alguns dos
problemas atuais no processo de ensino-aprendizagem.
A experiência no PIBID foi muito significativa,
possibilitando a participação dos alunos em eventos científicos, o que permitiu
aos bolsistas a divulgação dos trabalhos do grupo, assim como o conhecimento de
outros trabalhos. Este intercâmbio de conhecimentos é importante para auxiliar
a construção de novas ações que podem ser aplicadas pelo grupo de futuros
professores na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário