- 1. ESCOLA PARCEIRA
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio prof.
Temístocles de Araújo localizada no endereço: Rua We 2 Conjunto Cohab -
Marambaia, Belém-Pa, possui uma boa estrutura física, que abrange sala de
leitura na biblioteca, pátio, sala de vídeo, laboratório de Informática, sala
de cultura, auditório, sala de artes, laboratórios multidisciplinar, sala dos
professores,área verde, copa-cozinha, áreas de lazer, secretaria, diretoria,
quadra de esportes e um laboratório de matemática (ainda em fase de
finalização). Hoje a escola conta com turmas em tempo integral trabalhando
assim atividades nos dois turnos. A escola conta com vários projetos como o
xadrez na escola, portas abertas, Mais Educação e o PIBID no qual fazemos
parte. Este por sua vez conta com seis bolsistas lotados em turmas de 1º, 2º e
3º anos do Ensino Médio da Escola, trabalhando assim em conjunto com o
professor de sala que fora lotado.
- 2. RELATO DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E SUBPROJETO
O
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - IFPA tem como
objetivo promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura,
incentivando a inserção destes em escolas de educação básica da rede pública. O
Pibid-IFPA
desenvolve um trabalho integrado junto às escolas. Nós bolsistas
desenvolvemos atividades visando articular universidade e escola, introduzindo
ao cotidiano da sala de aula propostas pedagógicas e materiais. Este projeto
proporciona oportunidades para nós quanto aos saberes necessários à prática
docente.
PARTICIPAÇÃO NAS
SEGUINTES AÇÕES NA ESCOLA TEMÍSTOCLES DE ARAÚJO NO ANO DE 2014:
1. 1ª REUNIÃO NA
ESCOLA T.A COM O SUPERVISOR PARA LOTAÇÃO
Concluído
o processo de seleção do PIBID matemática, todos os bolsistas selecionados
foram distribuídos nas quatro escolas parceiras do programa, no qual irão realizar
suas atividades de acompanhamento em decorrer do ano.
2. OFICINA DE
ESTATÍSTICA PARA OS BOLSISTAS NO IFPA
No período de 06 a 09 de maio foi realizado no instituto
Federal do Pará um minicurso de Estatística ministrado pelo bolsista Luiz de
Oliveira onde todos os bolsistas foram convidados a participar.
3. OFICINA DE ESTATÍSTICA REALIZADA COM
AS TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA TEMÍSTOCLES DE ARAÚJO
No dia 30 de
agosto, os bolsistas Millena, Rosemar e Andrea, realizaram a oficina de
estatística para os alunos do 3º ano do ensino integral na Escola Temístocles
de Araújo.
4.OFICINA DE GEOGEBRA REALIZADA COM TODAS
AS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TEMÍSTOCLES DE ARAÚJO
Nos dias 22 e 24 de setembro as Bolsistas Rafaela
Ferreira, Patrícia Sheila e Ana Célia realizaram a oficina de geogebra na
escola Temístocles de Araújo. Esta oficina foi realizada no laboratório de
informática da escola, tendo como público alvo todas as turmas do 1º ano do
ensino médio integral da escola, esta teve como intuito trabalhar o conteúdo
função do 1º grau, fazendo um estudo minucioso no que se refere ao gráfico
desta função. Os alunos se mostraram bastante interessados quanto à oficina que
realizamos, pois até então não tinham conhecimento sobre o software trabalhado,
bem como sua função na resolução de cálculos no que se refere ao assunto
ministrado.
5. PRODUÇÃO DOS JOGOS PARA A II GINCANA
DE MATEMÁTICA DA ESCOLA TEMÍSTOCLES DE ARAÚJO
Nos dias 12 e 13 de junho nós bolsistas nos reunimos
juntamente com nossa supervisora na escola Temístocles de Araújo para a
produção dos jogos que seriam utilizados para a realização da II gincana
Matemática da escola.
6. REALIZAÇÃO DA II GINCANA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA
Nos dias 18 e 23 de junho ocorreu a gincana da escola
Temístocles de Araujo. Onde nos bolsistas participamos em conjunto com os
professores da escola.
7. GINCANA DE MATEMÁTICA NO IFPA
No
dia 18 de outubro os 36 bolsistas se encarregaram de organizar a I gincana matemática
do IFPA. Esta contou com a colaboração de todos inclusive a dos coordenadores
do projeto.
8.CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS A SEREM
UTILIZADOS PELOS ALUNOS NA FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA
Na
semana que antecedeu a Feira de ciências da escola Temístocles de Araujo os
bolsistas lotados se reuniram juntamente com os alunos que participaram da
Feira para a organização dos materiais e espaços físicos da escola. A bolsista
Millena ficou responsável em orientar um grupo de alunos a criar um mini
mercado com produtos selecionados para a partir destes trabalhar na feira o
assunto referente a proporção. A Bolsista Rafaela Ferreira ficou responsável em
construir com o seu grupo de alunos os sólidos platônicos, esta ficou
responsável não somente em orientar a pesquisa referente aos mesmos como também
na construção da sua forma planificada e em canudinhos com barbante. A bolsista
Patrícia trabalhou com seu grupo de alunos o teorema de Pitágoras, fazendo a
construção da demonstração do mesmo.
9.APLICAÇÃO
BEM COMO CORREÇÃO DA PROVA DA 1ª FASE DA OBMEP
No
dia 27 de maio nos bolsistas ficamos encarregados de fiscalizar e corrigir a 1ª
fase da prova da OBMEP na escola Temístocles de Araújo.
10.FEITURA DE CARTILHA E FASCÍCULOS
No
mês de julho ficamos responsáveis em elaborar uma cartilha com diversos
exercícios e resoluções para usarmos como material pedagógico nas escolas
parceiras. Neste mês também ficamos responsáveis pela edição do fascículo.
11. REALIZAÇÃO DO DESFILE ESCOLAR
No dia 04 de Setembro os
alunos da escola Temístocles de Araújo participaram do desfile escolar em
comemoração ao dia 07 de setembro.
12.CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES DO PROJETO HORTA
Os
36 bolsistas do subprojeto de matemática tiveram que optar em fazerem parte
dois dos projetos que fazem parte do PIBID, sendo eles o projeto Horta, e o
Economia Doméstica. Após a divisão dos grupos, foram repassadas várias
atividades a serem concluídas dentro desses dois projetos, sendo uma delas a
construção de suas devidas maquetes.
13.APRESENTAÇÃO DO PROJETO HORTA/ECONOMIA NO
III EINID
Apresentação
dos projetos horta e economia doméstica no III EINID.
14. PARTICIPAÇÃO NO III EINID
No
período de 27 a 29 de novembro ocorreu o III EINID, realizado pelos
coordenadores do Instituto Federal do Pará.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A
participação no PIBID nos proporcionou troca de saberes relevantes no que concerne
à docência. Vivenciamos o dia a dia em sala de aula, tivemos a oportunidade de
fazer a integração entre a educação superior e a educação básica, visando ações
interdisciplinares capazes de articular a teoria e a prática necessárias à
formação de nós futuros docentes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário