APRESENTAÇÃO
O Subprojeto “Ciência em Ação II” do PIBID
(Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) tem como um de seus
objetivos promover a inserção dos estudantes do Curso de Licenciatura
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências
e Tecnologias do Pará - IFPA no contexto das escolas públicas
desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades
didático-pedagógicas sob orientação de um docente do curso de licenciatura e de
um professor da escola.
O presente portfólio relata as experiências
obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com o projeto
PIBID/Matemática realizado no Colégio Estadual Coronel Sarmento no Distrito de
Icoaraci, na cidade de Belém no estado do Pará. Como dito anteriormente, este
projeto tem o intuito de ajudar na formação dos acadêmicos como futuros
profissionais da educação e também ajudar os alunos do ensino fundamental e do
ensino médio suprindo suas falhas no ensino e aprendizagem da matemática e
orientando os alunos com grande potencial matemático a seguir estudos
posteriores em nível superior.
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA CORONEL
SARMENTO
Localizada no Distrito de Icoaraci,
na Rua Manoel Barata, 580 - Icoaraci, Belém - PA, CEP: 66810-100 Brasil. Tendo
como Diretor O Sr. Paulo Sérgio e Vice-diretora Responsável pelo Turno da Manhã
a Sra. Sandra Helena a escola Coronel Sarmento é uma das escolas parceiras do
IFPA que participam do Projeto Institucional de Iniciação a Docência (PIBID).
Participam do PIBID-MATEMÁTICA os
Bolsistas Dnilson Braga, Nazareno Messias que desde 2012 atuam na escola, no
Ano de 2014 havendo aumento no número de vagas para os bolsistas foram locados
na escola os alunos Edney Pantoja, Fábio Pantoja, George Augusto, Edmilson
Pereira, completando o quadro de seis Bolsistas de Matemática supervisionados
pela professora Sandra Regina Miranda.
Os Bolsistas de Matemática atuam na escola em
concordância com a supervisora, pois desenvolvem em conjunto novas metodologias
de ensino que tem o intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos, os
bolsistas desenvolvem oficinas de matemática, Gincana em sala de aula e na
escola, vídeos matemáticos, jogos matemáticos entre outras metodologias. Todas
essas metodologias de ensino se transformam em artigos científicos que são
apresentadas em congressos, seminários, encontros etc.
Essas novas metodologias permitiu o
aumento do IDEB da Escola a partir da presença dos bolsistas, no ano de 2007 o
IDEB da escola coronel sarmento era de 4,1, sendo que a cada 100 alunos 22 não
eram aprovados com um indicador de aprendizado de 5,27 de no máximo 10 e nota
de 206,60 de proficiência em matemática, atingindo o nível 04 de 12 níveis.
Após a chegada dos bolsistas do
PIBID, em particular os de matemática em questão. A escola atingiu no IDEB 2013
a pontuação de 4,6 sendo que a cada sendo que a cada 100 alunos 13 não foram
aprovados com um indicador de aprendizagem de 5,43 de no máximo 10, e nota de
207,55 de proficiência em matemática, atingindo o nível 04 de 12 níveis.
Claramente a presença dos bolsistas
na escola contribui para que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB) melhorasse, pois no ano de 2007 não havia bolsistas atuando na escola e
em 2009 a escola aderiu ao PIBID, assim de 2007 para 2013, com entrada dos
bolsistas em 2009 o IDEB aumentou em 0,5, sendo que a cada 100 alunos 09 não
eram mais reprovados e o indicador de aprendizagem aumentou em 0,16 e nota de
proficiência em matemática de 0,95.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM 2014
ATIVIDADES DE JANEIRO
Reunião
com os bolsistas e a supervisora na escola para tratar sobre o planejamento e
as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano. O “projeto da
Farinha” foi um dos trabalhos propostos para o decorrer do ano, este projeto
incluirá alguns alunos do ensino médio na sua elaboração.
ATIVIDADES DE FEVEREIRO
Seleções
dos novos bolsistas para o PIBID foram selecionados 36 bolsistas para comporem
o PIBID-Matemática entre antigos e novos bolsistas, foram locados na escola
Coronel sarmento os bolsistas: Dnilson Braga, Nazareno Messias, George Augusto,
Edney Barata, Edmilson Rodrigues e Fábio Pantoja. A prova de Seleção ocorreu no
dia 18 de fevereiro e a entrevista com os selecionados no dia 19/02.
ATIVIDADES DE MARÇO
Neste
mês de Março ocorreu o I encontro do PIBID, exatamente no dia 29 de março com
todos os bolsistas do PIBID-IFPA campus Belém, com a apresentação dos
coordenadores dos subprojetos. Foram selecionados dois bolsistas de cada
subprojeto para fazer um breve relato de experiência, entre os mais diversos
assuntos os bolsistas ressaltaram a importância do PIBID para sua formação
docente.
Também
nesse mês os bolsistas da escola coronel sarmento trabalharam com resoluções de
exercícios com os alunos do 3° ano e confecção de jogos matemáticos para a
aplicação em sala de aula.
ATIVIDADES DE ABRIL
Participação
dos bolsistas Nazareno Messias, Edney Pantoja, Fabio Pantoja, George Augusto e
Dnilson Braga no Aniversário da escola Coronel Sarmento com o projeto Xadrez na
Escola. A aplicação de jogos de xadrez tem como finalidade desenvolver a
concentração, habilidades de jogadas e interação entre os alunos. Motivando a
turma que para ter habilidade na resolução dos exercícios de matemática é
preciso ter estratégia e concentração.
MAIO
Neste
mês o Bolsista Luiz Oliveira ministrou a oficina intitulada “Estatística
Descritiva utilizando o software Excel” no período de 06 a 09 de Maio. Também
nesse mês os bolsistas na escola Coronel Sarmento se disponibilizaram a
elaborar uma apostila semanal para a turma do 3º ano, cada bolsista ficou
encarregado de elaborar a apostila dos assuntos, sendo que a cada semana
ficaria na responsabilidade de um bolsista fazer o material. O objetivo desse
material foi que os alunos exercitassem mais os conteúdos que são ministrados
em sala de aula, e para que no surgimento de duvidas procurassem a professora
ou os bolsistas.
JUNHO
Neste
mês ocorreu o simulado na escola coronel sarmento, sendo realizado em dois
dias, no primeiro dia foi de ciências humanas e naturais e no segundo dia
português e matemática, os simulados ocorreram respectivamente nos dias 26 e 27
de junho. Os simulados na escola são de caráter avaliativo para todas as séries
e também um “treinamento” para os vestibulares no caso da turma de terceiro
ano.
JULHO
Este mês foi dado prosseguimento ao
artigo da farinha, foi realizado visita na feira 8 de maio em Icoaraci e no dia
04 a visita a feira do Ver-o-Peso, a visita na feira de Icoaraci foi realizada
com a presença de dois alunos do terceiro ano da manhã e os bolsistas da
escola. A pesquisa foi realizada para coletar dados sobre os vendedores de
farinha dessas feiras, perguntas como o tipo de farinha que vendiam preços,
lucros entre outros assuntos. Foram entrevistados aproximadamente vinte
feirantes.
No
dia 7 de julho os alunos e bolsistas visitaram a Feira do Ver-o-Peso, dando
continuidade à pesquisa de campo com os vendedores de farinha.
AGOSTO
Estiveram
presente em Santa Maria/RS os bolsistas Dnilson Braga e Nazareno Messias para a
4ª Escola de inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e segundo encontro
nacional PIBID-MATEMÁTICA, no período de 06 a 08 de agosto para a apresentação
do artigo intitulado: “Pesquisa em História da Matemática: uma experiência no
ensino médio”. Quanto aos seus objetivos, esses eventos visam a congregar
professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de
cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores
de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para
discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de
aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao
processo de formação inicial e continuada do docente de Matemática desse nível
de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo
em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da
Educação Matemática e principalmente fomentar pesquisas nessa área de
inquérito.
No dia 28 de agosto reuniram-se no
auditório da Escola Coronel Sarmento, a supervisora Sandra Regina Figueiredo de
Miranda e os bolsistas de Matemática do programa PIBID, Nazareno Messias Amoras
Magina, Dnilson Silva Braga, Fábio Pantoja Barbosa e George Augusto Barbosa
Rocha, a fim de discutir o planejamento de Gincana de Matemátca com os
bolsistas e as estratégias propostas para esse evento, além dos projetos de
pesquisa que já estão em andamento. Tendo como pontos de pauta: (a) Aplicações das oficinas sobre
proporção e o Teorema de Tales, esse projeto teve como resultado o artigo
enviado para o Enalic “Teorema de Tales: uma abordagem metodológica da História
da Matemática em uma turma do Nono ano do Ensino Fundamental”, bolsista
responsável Dnilson Braga; (b)
atividades propostas pela supervisora para a gincana de Matemática; (c) Apresentação dos jogos: Cilada, A
Hora do Rush e Código Secreto como proposta de desafios para a gincana; (d) Apresentação do vídeo sobre o
quadrado mágico: É Mágica ou Matemática? (e)
definição das regras e número de participantes na gincana; (f) Definição do período de realização da Gincana. No final da
reunião, foram tomados os seguintes encaminhamentos: (1) Dar prosseguimento às
oficinas do Teorema de Tales na turma de nono ano, (2) quanto as tarefas da gincana
foi decidido: perguntas e respostas cada bolsista ficou de elaborar duas
questões e enviar para a supervisora;(3) As turmas que participarão da gincana:
3001, 3002, 2001, 702 e 802 (manhã) 3003 e 3004 (tarde); (4) a oficina de
produção de sabão ocorrerá dia 16 de junho de 2014 e será ofertada para uma
turma de 3º ano da tarde, 3004; (5) Uma das tarefas propostas para a gincana é
a Paródia Matemática e ação solidária das equipes.
SETEMBRO
A escola Coronel Sarmento realizou
no dia 19 de setembro a palestra “Ingresso na universidade e processos
facilitadores: um olhar para o futuro”. Ministrada pelos ex-alunos da escola
que estão nas universidades. Essa palestra teve como objetivo incentivar os
alunos do terceiro ano à universidade, tirando duvidas sobre o vestibular,
processo seletivo, cursos etc. Participaram dessa palestra os bolsistas e a
supervisora que coordenou o evento, estiveram presentes também alunos do ensino
médio em geral.
Dia 09 de setembro houve reunião com professor
Otoni, coordenador institucional do PIBID.
No Dia 11 de setembro, compras do material das
oficinas com o bolsista Afonso.
No
dia 19 de setembro, aconteceu o Simulado de Matemática na escola Coronel
Sarmento com os alunos da turma 3003 do turno da tarde, sob a supervisão do
bolsista George.
No dia 19 de setembro ocorreu a palestra sobre
os Processos Facilitadores de Ingresso na Universidade para alunos do Ensino
Médio da Escola Coronel Sarmento (turno da manhã), participação do bolsista
Nazareno Messias e Dnilson Braga.
OUTUBRO
O
ensino da proporção com a utilização de papel com malha quadriculada, régua e
lápis. A Atividade desenvolvida na Turma de 9º ano. Ampliação de figuras usando
malha de papel quadriculado. Foi realizado também oficinas de geometria
espacial na turma do terceiro ano. Nessas atividades houve a utilização do
material fornecido pelo PIBID para a realização das oficinas. A participação
dos bolsistas nessas oficinas foi de grande importância, pois puderam
participar ativamente do desenvolvimento dessa metodologia.
Também
em outubro depois de três longos meses de gravações erros e acertos os
bolsistas encarregados dos vídeos didáticos realizaram às últimas gravações dos
vídeos didáticos sobre função afim e função exponencial. O bolsista Fábio
Pantoja esteve presente na confecção dos vídeos.
Realizamos a gravação e
finalização dos vídeos didáticos que posteriormente foram apresentados a
estudantes e futuros professores no III
ENID realizado no IFPA.
NOVEMBRO
No dia 4 e novembro foi realizada a I
Oficina de Geometria Plana, construção do triângulo equilátero utilizando régua
e compasso e construção do hexágono regular. Turma 3001 (manhã).
No dia 5 de novembro foi realizada a II
Oficina de construção de sólidos geométricos a partir de planificações,
cálculos de volume e área dos sólidos construídos. Turma participante, 3001 do
turno da manhã.
No dia 6 de novembro a turma 2001
(manhã) participou da Oficina de Análise combinatória: Permutação simples e
Anagramas, utilizando material concreto par montagem dos anagramas e
permutações numéricas. Participação dos bolsistas Fábio Pantoja e Edmilson
Pereira.
No dia 7 de novembro aconteceu a segunda
palestra sobre os Processos Facilitadores de Ingresso na Universidade para
alunos do Ensino Médio da Escola Coronel Sarmento (turno da tarde),
participação do bolsista Dnilson Braga e George Augusto.
Aulão de Matemática, revisão para o ENEM
participação dos bolsistas, Dnilson Braga, Nazareno Messias, Edney Pantoja e
George Augusto.
Em novembro participamos da II Gincana
de Matemática da Escola Coronel Sarmento, Participaram as turmas do turno da
manhã do Fundamental e Médio.
DEZEMBRO
Participação dos Bolsistas Dnilson Braga e
Nazareno Messias e a supervisora Sandra Miranda no V Encontro Nacional das
Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid que foram realizados nos dias 08 a 12
de dezembro de 2014 na Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN.
O objetivo do ENALIC foi
possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os
seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional
do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos
professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as
culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da
formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência
e a indisciplina na escola.
Em dezembro após as atividades
desenvolvidas na escola e o termino das gravações dos vídeos didáticos
entregamos a cada escola parceira do Pibid a produção de vídeo juntamente com a
cartilha de exercícios referentes a cada vídeo mostrado para que sirva de
auxilio aos alunos, esteve envolvido nessa atividade o Bolsista Fábio Pantoja.
RELATO
DE EXPERIÊNCIA
Será apresentado um relato de minha
vivência no programa PIBID. De frente com a grande dificuldade dos alunos em
compreender a Matemática e, além disso, interessar-se em aprendê-la, considero
necessário que o aluno tenha a oportunidade de interagir com a disciplina
refletindo seus significados práticos, tornando-se atraído em aprender. Nesse
sentido, vou fazer uma reflexão sobre o aprendizado matemático. Serão
apresentados, neste texto vários aspectos do cotidiano escolar em sala de aula,
o que permitem pensar sobre como deve ser realizado o ensino, sua ação e sua
real intenção.
Fazer
parte do PIBID foi uma experiência muito boa, foi ótima. Foi de fundamental
importância para mim. Através disso foi possível adquirir conhecimentos
necessários para ser um bom professor. Foi possível realizar na prática as
teorias, perceber como funcionam os métodos de ensino, que alguns funcionam e
outros não, o que têm que ser mudado e melhorado para que as aulas tenham bom
andamento.
Através das aulas práticas em sala
pode-se perceber se a teoria realmente corresponde com a prática, em que pontos
elas correspondem. Foi possível ver o quanto as outras referências, além dos
livros, experimentos, jogos, gincanas e atividades fora de sala de aula são
indispensáveis nas atividades e conteúdos.
Também
foi possível analisar algumas atitudes inesperadas de alunos, como lidar com
essas atitudes e como atingir uma boa aula, que faça os alunos sentirem prazer
no que estão aprendendo. Foi observado também que é necessário sempre ter uma
atividade de reserva, pois nem sempre é possível cumprir exatamente o
planejamento e ai tem que se ter algo pensado para que os alunos não fiquem sem
fazer nada.
O planejamento das atividades sejam
elas quais forem na escola, é indispensável para um bom professor, as aulas,
gincanas, experimentos, tudo deve devem estar bem articulados, devem ser muito
bem organizadas, e nesta fase pode-se aprender a fazer um planejamento de aula,
que vai ser muito utilizado durante toda a vida profissional.
Durante
todo o processo de ensino e aprendizagem proporcionado pelo programa PIBID, foi
obtida uma boa cooperação dos alunos, a maioria tinha interesse, o ensino foi
bem proveitoso, os objetivos desejados foram na maioria das atividades alcançados.
No geral todo o processo em que tive participação, foram muito boas, é muito
bom poder passar adiante os conhecimentos adquiridos e aprendidos, e
principalmente saber fazer isso de formas adequadas.
Bolsista Nazareno
O Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem de maneira a
contribuir para a formação individual do futuro pesquisador de modo a
qualifica-lo de maneira eficiente tornando este um profissional de destaque no
mercado e para o mercado de modo que ele terna-se um argente de mudança no meio
ao que está inserido.
Essa troca de ideias e experiência com os professores, alunos e todo o público o qual vivencia essa dinâmica seja na escola, reuniões ou em eventos, nos permite ter uma visão mais abrangente assim podemos tomar decisões mais assertivas paras o nossos projetos e isso acaba gerando novos caminho e oportunidades.
Essa troca de ideias e experiência com os professores, alunos e todo o público o qual vivencia essa dinâmica seja na escola, reuniões ou em eventos, nos permite ter uma visão mais abrangente assim podemos tomar decisões mais assertivas paras o nossos projetos e isso acaba gerando novos caminho e oportunidades.
Assim o bolsista passa
por um processo de transformação sem perde sua autonomia o que garante uma
gradativa evolução pessoal no modo de pensar, agir e nas tomadas de decisões
fatores que contribuem para um excelente trabalho em grupo como podemos ver no
presente portfólio do subgrupo PIBID/IFPA- MATEMÁTICA da Escola E.E.E.F.M
Coronel Sarmento.
Bolsista Edney
Com o presente portfólio podemos perceber
como é importante o projeto PIBID/Matemática nas escolas, o mesmo traz
benefícios para alunos, professores e acadêmicos tanto do Ensino Básico quanto
do Ensino Superior, desta forma se estende na prática a ponte entre escola e
faculdade. Também proporciona grande experiência, vivência para os bolsista e
mais conhecimento para os alunos participantes. Para nós, bolsistas da escola
Coronel Sarmento, as experiências vivenciadas ao longo do ano de 2014 executado
o PIBID/Matemática são muito ricas tanto na formação profissional e de
cidadania.
Na faculdade podemos perceber os
benefícios que o PIBID traz, auxiliando em várias matérias, pois as vezes os
assuntos que precisamos abordar para os alunos pode ser assuntos em que nós
temos dificuldade também. Como bolsistas temos um temos que ter tempo para
podermos nos dedicar aos estudos e assim nos aprofundar em nossos
conhecimentos. Outro benefício do PIBID/Matemática é que ela traz uma segurança
maior na hora de exercer os estágios supervisionados nas escolas, pois já temos
uma base de como funciona uma escola. O nosso trabalho nos traz muita
satisfação quando conseguimos alcançar os nossos objetivos e quando percebemos
que o aluno aprendeu.
Quando
saímos da teoria da faculdade e passamos a prática do PIBID na escola é que
temos a certeza de que ser um educador, é o futuro que almejamos construir,
sempre nos espelhando nos professores.
Bolsista George
Para
mim, a coisa mais importante feita durante este ano atuando pelo PIBID foi o
laço de amizade estabelecido com os alunos das turmas onde trabalhei. Pela
deficiência nas condições fornecidas e com os problemas causados pela falta de
segurança do local, não pude estabelecer esse vínculo afetivo na Escola Mário
Barbosa, onde atuei por um ano (Jun/2012 – Jun/2013).
Durante todo este ano de 2014, a
escola me forneceu todas as condições necessárias para os projetos que foram
desenvolvidos, desde a palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo IBGE, em
Março, passando pela oficina de xadrez feita em Maio, a gincana realizada em
Novembro e culminando com a oficina do Geogebra realizada em Dezembro.
Mas nenhuma dessas atividades
conseguiriam ser realizadas se não houvesse as tardes de quinta-feira. Chegou
uma época em que a profª Sandra (supervisora do projeto na Escola Cel.
Sarmento) e eu batizamos como “a quinta-feira do camarão”, já que é o dia em
que eu regularmente atuo na escola e, como sempre tenho que almoçar por lá,
aproveitamos para comer algo que tenha camarão (risos).
A profª Sandra foi bem mais que
simplesmente uma supervisora. Ela foi, sobretudo, uma grande parceira, sempre
orientando sobre o que deveria ser feito, sobre o melhor jeito de se fazer e
deixando caminho aberto para que eu mesmo desenvolvesse minhas idéias e meus
projetos. Ou seja, dando livre arbítrio para que, no fim das contas, eu pudesse
cumprir o objetivo do projeto PIBID
Para terminar, também salientar o
companheirismo dos colegas de bolsa (Nazareno, Dnilsom, Fábio, Edney e
Edmílson). Devido ao tempo (eu fui o único bolsista do sub-projeto a estar na
escola pela parte da tarde, por exemplo), não pude atuar muitas vezes em
companhia deles. Mas os poucos momentos em que estivemos juntos na escola foram
bastante valorosos.
Bolsista Fabio
Quando ingressei
no PIBID acreditava ser mais um dos vários programas que tem um papel definido,
mas que é mal executado, no entanto, a minha visão crítica transformou – se em
um olhar de apreço e crédito ao programa aja vista que este tem sido um divisor
de aguas na minha trajetória como acadêmica, as relações com as pessoas e os
alunos tem mostrado a mim o quão é importante esse momento em que o acadêmico
vive e a grande responsabilidade que temos em detrimento aos sonhos de alguns
alunos, que através das atividades desenvolvidas por nós nessas escolas, acabam
por externar suas vontades, dificuldades e desejos! Fico feliz por participar
deste programa!
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