27 de jan. de 2015

As Atividades Desenvolvidas na E. E. E. F. M. Acy de Barros e outros.



1.      APRESENTAÇÃO

Embora saibamos que no meio acadêmico, a existência de congressos, seminários, fóruns e outros eventos têm contribuído de uma maneira plena através das discussões de vários saberes matemáticos, tem conduzido a uma revolução metodológica possibilitando que nesses debates científicos, professores, mestres, doutores, pesquisadores e outros de áreas afins busquem alternativas pedagógicas visando desenvolver propostas educativas, assim sistematizando e dinamizando a educação matemática, forçando que professores tradicionais recorram a métodos educativos para mudar o primitivismo das aulas. Neste sentido, surge no a proposta do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, tem como objetivo qualificar os bolsistas do PIBID/IFPA identificados como estudantes que apresentem natural vocação para o desenvolvimento de atividades coletivas e interdisciplinares, estimulando seu potencial produtivo através de competências que favoreçam seu desempenho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para o exercício de suas habilidades, para sua humanização, para a sua futura formação profissional e, fundamentalmente, para a “internalização” de valores voltados para seu comprometimento com a instituição, as escolas parceiras, com o Estado do Pará e com o País.
Este programa faz os acadêmicos e professores atuantes refletirem sobre a função precípua do professor que não deve está restrita apenas a transmitir conhecimentos específicos a sua área de conhecimento, mas também de fomentar possibilidades de novas construções de criatividades e de caráter reflexivo, e assim gerar princípios fundamentais na formação da sua cidadania.


2.ESCOLA PARCEIRA
                                 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Acy de Jesus de Barros Pereira, possui turmas regulares do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º a 3º ano do Ensino Médio, a Diretora da Escola é a Professora Marlucia Foro Lagoia de Sousa. A escola possui uma boa infraestrutura com salas de aulas que comportam o itinerario de alunos, possui quadra para prática de esportes, biblioteca, auditorio, e merenda oferecida aos alunos.


3. RELATO DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E SUBPROJETO

O PIBID de Matemática na Escola Acy de Barros, no ano de 2014 buscou, além de promover o aprendizado docente com o uso de novas metodologias para os bolsistas do projeto, também atuar de forma útil para a escola, para que o termo “parceira” não ficasse apenas no papel e no discurso. Desta forma, o PIBID de Matemática da Escola Acy de Barros buscou atuar nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, trabalhando conteudos matemáticos de séries anteriores às que os alunos estejam e também conteudos mais atuais para os mesmos. Para diagnosticar tais deficiencias a primeira fase do subprojeto consistiu na aplicação de um teste de sondagem para verificaras dificuldades dos alunos.


4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2014 NO SUBPROJETO

4.1 – ATIVIDADE:
Nome da atividade: OFICINA DE PROPORÇÃO, REGRA DE TRÊS E PORCENTAGEM
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: Outubro de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.


A oficina buscou reaver assuntos básicos e essenciais para um bom desempenho do ensino médio, realizada no dia 21 de novembro de 2014 na escola ACY DE JESUS BARROS PEREIRA com as turmas do 1º ano do ensino médio do turno da noite, a oficina foi ministrada por Dérick de Carvalho Conceição e Marcos Roberto no intuito de aprimorar e incentivar a redescoberta matemática. A oficina teve dois momentos a palestra sobre Proporção, regra de três e porcentagem e a aplicação de um pequeno teste para visualização e identificação dos resultados imediatos da mesma. Esta ação aprimorou o meu olhar como professor no sentido de adequação aos problemas da turma, que certas dificuldades de aprendizado dos meus alunos podem vir a ser um problema muito grande em séries futuras, sendo assim, favorecer a melhor redescoberta do aluno em um assunto que ele já trabalhou se torna, em certas ocasiões, mais proveitosos de que tentar seguir o programa.

4.2 – ATIVIDADE:
Nome da atividade: OFICINA DE FRAÇÕES
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: Novembro de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.


A oficina teve o intuito de aprimorar e revisar os conhecimentos dos alunos para um melhor desempenho no futuro, realizada no dia 07 de novembro de 2014 na escola ACY DE JESUS BARROS PEREIRA com as turmas do 7º ano do ensino fundamental do turno da manhã, a oficina foi ministrada por Otavio Kel da Silva Menezes e Antônio Bittencourt. A oficina teve dois momentos a palestra sobre Frações e a suas varias notações e operações, e a aplicação do jogo Dominó de Frações para uma melhor fixação da atividade apresenta. Esta oficina deu para nós, bolsistas, uma oportunidade de conhecer melhor nosso aluno, com atividades lúdicas voltadas para o aprendizado e fixação dos ensinamentos transmitidos anteriormente.

4.3 – ATIVIDADE:                           
Nome da atividade: TESTE DE SONDAGEM
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: março a julho de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.
          O que foi realizado: esta atividade consistiu na aplicação de testes de sondagem ma intenção de detectar as dificuldades matemáticas dos alunos em relação aos conteúdos de suas séries anteriores. Com esta estratégia conseguimos identificar os conteúdos matemáticos que apresentavam mais dificuldades nas turmas sondadas e elaborar oficinas de intervenção. 
Considerações sobre a experiência realizada: Durante o mês de julho fizemos as análises dos testes aplicados às turmas de 6º, 7º ano, 7ª série, 8ª série do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola E. E. F. M. ACY DE BARROS. Chegamos a conclusões decisivas e pudemos traçar perfis das turmas avaliadas e detectar erros comuns bem como buscar a origem de tanta deficiência na aprendizagem matemática que os alunos avaliados demonstraram nos testes, como alunos de 3º ano do E. M. que demonstram pouca proficiência em ler e interpretar comandos simples de problemas matemáticos, ou ainda alunos que estão no último ano do E. F. (9º ANO ou 8ª série) e apresentam quase que em unanimidade dificuldades em cálculos de divisão bem como em probleminhas de mesmo conteúdo.
4.4 – ATIVIDADE:
Nome da atividade: OFICINA DE ESTATÍSTICA
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: agosto a setembro de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.
O que foi realizado: durante o mês de Setembro, na Escola Acy de Barros, os bolsistas planejaram e executaram oficinas de Estatística para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A intenção dessa atividade era esclarecer dúvidas sobre a leitura e interpretação de dados estatísticos com enfoque nas Eleições 2014 que elegeram deputados estaduais, deputados federais, governadores e o presidente do país. Foi proposto durante as três etapas da Oficina de Estatística que os alunos pesquisassem dados como preferência eleitoral, índices de rejeição, avaliação dos mandatos anteriores, etc. e construíssem, em seguida, tabelas que foram utilizados para alimentar gráficos diversos (barras, colunas, linhas, setores etc.).
Considerações sobre a experiência realizada: essa atividade foi de grande importância, pois despertou a curiosidade dos alunos em entender como são realizadas as pesquisas eleitorais, bem como proporcionou um melhor entendimento para uma correta leitura das representações gráficas e tornado os participantes mais críticos sobre as informações eleitorais disponíveis na mídia. A escolha em aplicar a Oficina de Estatística em uma turma do 3º ano do Ensino Médio foi além do paralelismo do planejamento de classe, levou-se em consideração a faixa de idade, o senso crítico e a relação da Matemática como ferramenta de suporte para um melhor entendimento de um processo democrático que são as eleições.
4.5 – ATIVIDADE
Nome da atividade: PALESTRA SOBRE O PROJETO ECONOMIA DOMÉSTICA
Orientador: Orientadores de área (Prof. Fernando e Professor Neves)
As pessoas envolvidas na ação: Alunos do IFPA Campus Belém e bolsistas do PIBID.
O local de realização: IFPA – laboratório do PIBID.
O período de realização: novembro de 2014
O público alvo:alunos do Acy de Barros.
O que foi realizado: foi ministrado durante a manhã da terça feira no dia XXX a palestra de ambientação dos alunos do IFPA com o projeto ligado ao grupo de pesquisa em ECONOMIA DOMÉSTICA, denominado: CHUVA DE HORA CERTA.




Considerações sobre a experiência realizada: A palestra foi relevante para expormos os resultados parciais da pesquisa que almeja a utilização da água da chuva como alternativa para minimizar o consumo de água no Campus do IFPA em Belém. Nesta ocasião, pudemos ainda sondar os alunos sobre seus hábitos de consumo de água e, tecer uma listagem de alunos que gostariam de participar ativamente do projeto.

4.6 – ATIVIDADE
Nome da atividade: I GINCANA MATEMÁTICA DA ESCOLAACY DE BARROS
Orientador: Orientadores de área (Prof. Fernando e Prof. Neves)
As pessoas envolvidas na ação: Alunos do IFPA Campus Belém e bolsistas do PIBID.
O local de realização: IFPA – laboratório do PIBID.
O período de realização: novembro de 2014
O público alvo: alunos do Acy de Barros.
O que foi realizado: No dia 24 de novembro de 2014 foi realizada a I Gincana Matemática da escola Acy de Barros, envolvendo todas as turmas do Ensino Médio do turno da tarde. A gincana teve 6 desafios matemáticos, e as turmas foram dispostas em 10 grupos, sendo que cada grupo deveria resolver o desafio proposto no menor tempo possivel, assim, trabalhando o cognitivo de cada aluno e exaltando a importancia do trabalho em grupo, criando um novo vies de aprendizagem de uma maneira empirica, trazendo uma maneira diferente de abordagem, que não sendo a dentro de sala de aula. A gincana foi um momento de união, diversão e aprendizado tanto para os alunos quanto para nós que a organizamos, tornando o ambiente escolar mais feliz e alegre, ao final, tivemos a premiação das 3 melhores equipes, como forma de incentivar e motivalos a sempre buscar mais conhecimento, com isso, melhorando o seu desempenho nas séries futuras.




4.7 – ATIVIDADE:
Nome da atividade:OFICINA DE SOLIDOS GEOMETRICOS
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: Agosto de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.


O que foi realizado: Foi realizada a oficina de Sólidos Geométricos para os alunos da Escola Acy de Barros, esta oficina, baseou-se na extrema dificuldade dos alunos em reconhecerem figuras geométricas simples, elementos de um Sólido e conceitos essenciais para o avanço da aprendizagem. Ela objetivava desenvolver nos alunos um senso cognitivo mais apurado e um reconhecimento das características de sólidos apenas ao observa-los, e para incentiva-los a aprender, traçamos como objetivo de nossa oficina a confecção pelos próprios alunos de alguns Sólidos feitos de papel-cartão e a apresentação dos mesmos para o resto da turma, como uma maneira de que eles possam “aprender-fazendo”e repassar o que lhes foi ensinado para o restante da turma, ratificando o processo de aprendizagem. Oficina ministrada pelo supervisor Nairo Bentes e bolsistas Otávio Kel Menezes e Antonio Bittencourt.

4.8. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTIFICOS

4ª EIEMAT – Escola de Inverno de Educação Matemática; 2º Encontro Nacional do PIBID Matemática. Realizado na UFSM, Rio Grande do Sul no período de 06 a 08 de agosto de 2014. Apresentação de trabalho na modalidade de Comunicação Científica.




3º Colóquio de Matemática da Região Nordeste – Realizado na UESC, Ilhéus Bahia no período de 29 a 03 de outubro de 2014. Apresentação de trabalho na modalidade de Pôster.



III EINID – Encontro Institucional de Iniciação a Docência, realizado no IFPA Belém, nos dias 27 e 28 de Novembro de 2014. Apresentação de trabalho na modalidade de Pôster.
                                                     

4.9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto tem proporcionado uma experiência profissionalmente enriquecedora e vem abrindo precedentes para outros futuros trabalhos ligados a práticas de ensino que resgatam o verdadeiro valor da escola e do conhecimento, não como mera ferramenta de ascensão social, mas como instituição e alimento, respectivamente, que formam o aluno como cidadão, crítico, atuante e entendedor de seu ambiente. O trabalho que segue em andamento, tem nos permitido refletir sobre a atual situação da formação dos professores da Educação Básica, que já apresenta significativa melhoria em comparação à formação que nossos professores tiveram, demonstra que é possível ensinar de maneira eficiente, quebrando com paradigmas maliciosos impostos erroneamente ao longo dos anos sobre o conhecimento, fragmentando-o e, por conseguinte moldando o aluno a pensar as ciências individualmente como se estivesse voando dentro de “gaiolas” que aprisionam o conhecimento de forma específica impedindo-o de relacionando-se com os demais saberes como descreve D’Ambrosio a cerca das práticas não transdisciplinares. 



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