APRENDENDO FUNÇÃOAFIM, UTILIZANDO O JOGO MATEMÁTICO
Eliane Pina Conceição (1); Pâmella Nery Pinto (2); Cíntia Braga Castro (3)
(1) IFPA, e-mail: nanypina26@hotmail.com
(2) IFPA, e-mail: pamella_nery@hotmail.com
(3) IFPA, e-mail: cintia.braga19@hotmail.com
RESUMO
Este artigo resultou de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA- no curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvida com os discentes do 2º ano do Curso de Edificações do IFPA, a partir do conceito da Função Afim de forma interativa evitando a memorização, utilizando como ferramenta o jogo Matemático da Função Afim para estimular a compreensão de tabelas e construções de gráficos, mudando a rotina da classe, fazendo assim com que o aluno desperte seu interesse e com isso tenha uma maior participação nas aulas. Tendo como principal objetivo fazer com que o aluno saiba reconhecer as diferentes formas de uma função do 1° grau e relacionar a linguagem contextual às representações gráficas e algébricas de funções do 1° grau. A pesquisa consistiu nas seguintes etapas: construção de atividade, aplicação, fixação e por fim o teste contendo duas questões abordando zero da função e as formas de se representar uma função. Os resultados obtidos foram significativos e mostraram o quanto é viável o uso de jogos como recurso didático, na construção do conhecimento dos alunos, já que os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Palavras-chave: Educação Matemática; Jogos matemáticos; Função do 1º grau
Para visualizar o arquivo completo, acesse o link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/76513717/Jogo-funcao-Afim
Nenhum comentário:
Postar um comentário