TRABALHANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DO COTIDIANO
Eliane Pina Conceição (1); Pâmella Nery Pinto (2); Gerfison Soares Silva (3)
(1) IFPA,E-mail: nanypina26@hotmail.com
(2) IFPA, E-mail: pamella_nery@hotmail.com
(3) CESUPA, E-mail: gerfi.son_1988@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho é a síntese da pesquisa realizada pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, juntamente com a colaboração do discente do curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA - desenvolvida com os discentes do 3º ano do Curso de Edificações da Educação de Jovens e Adultos (EJA)- IFPA utilizando como ferramenta a Modelagem Matemática, tendo como foco de pesquisa a cesta básica de Belém, mudando a rotina da classe, fazendo assim com que o aluno desperte seu interesse aumentando sua motivação e com isso tenha uma maior participação nas aulas. Tendo como principal objetivo mostrar o quanto à matemática pode ser interessante de ser trabalhada em nosso cotidiano. O trabalho consistiu nas seguintes etapas: discussões sobre o tema escolhido e esclarecimento sobre o desenvolvimento do trabalho, pesquisa em jornais e outras fontes e pesquisa de campo. Os resultados obtidos foram significativos e mostraram que os alunos perceberam a real importância da Modelagem Matemática, facilitando o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa tornou o ensino da Matemática mais prazeroso e dinâmico, mostrando que a Matemática não precisa ser apenas conteudista, mas sim uma disciplina interessante onde todos podem ser agentes ativos na construção do conhecimento.
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Cesta Básica. Cotidiano. Aprendizagem
Para visualizar o arquivo completo, acesse o link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/76946965/Trabalhando-a-Modelagem-a-partir-do-Cotidiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário