MATEMATIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS A PARTIR DO USO DA PROPORÇÃO DIVINA PHI (Φ). UMA NOVA ABORDAGEM.
Dryelle Pereira da Costa (1); Alexandre do Nascimento Mendonça (2);
Ailton Nunes da Silva (3)
(1) IFPA,E-mail: dryellepc2010@hotmail.com
(2) IFPA, E-mail: al_emend@hotmail.com
(3) IFPA, E-mail:ailtonns@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho é uma pesquisa realizada pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, visando desenvolver em sala de aula de forma dinâmica e participativa. É interessante observar a natureza e contemplar sua harmonia e beleza nas mais variadas formas geométricas que encontramos indo desde as pétalas de uma rosa até as sementes do girassol, das conchas de um animal marinho até o mais complexo o ser humano. O ser humano buscou compreender a natureza e os fenômenos. Na busca por essa compreensão Pitágoras descobre que as medidas de um pentagrama são proporções áureas (divinas). Não foi a toa que este veio a se tornar o símbolo de sua escola e ser um de seus motivos em defender a idéia de que “Tudo é ouro!”. Séculos adiante outro estudioso da natureza, faz um comentário a respeito de que para se entender o universo, se faz necessário entender à linguagem na qual ele foi escrito. Essa linguagem é a matemática e seus caracteres são as diversas formas geométricas, são elas: triângulos, círculos e outras formas. Diante desta serie de descobertas a razão áurea ou assim também chamada de proporção divina nos revela um dos indícios de que Deus escreveu o universo em princípios geométricos. A partir do entendimento e do domínio das medidas áureas o homem passa a usá-las em varias áreas do conhecimento como nas construções de monumentos, nas artes como: pinturas: quadros renascentistas; musica: sinfonia nº 5 e nº 9 de Bethoweem, entre tantas outras aplicações. Mais por que dessa fascinação de arquitetos, pintores, músicos e construtores por essa razão áurea. Sabemos que desde a Grécia antiga o homem buscou o ideal de beleza, como podemos constatar a construção do Pahtenom e hoje não é diferente. Porém, neste trabalho iremos fazer uma nova abordagem da utilização dessa razão áurea, só que em um novo contexto, em outro ramo do conhecimento, o mundo da tecnologia. A abordagem desse tema e para o desenvolvimento da compreensão dos alunos em relação à matemática existente nos aparelhos eletrônicos (ipod, iphone, ibook, TV e monitor LCD,...), já que isso está presente em seu cotidiano e muitas das vezes passa despercebido em sua visão. Dessa forma o aluno passará a enxergar esses aparelhos de uma ótica diferente, não mais apenas como um armazenador de informações (musicas, imagens e textos), mas como objetos de investigação e ensino e aprendizagem da matemática e suas tecnologias.
Palavras-chave: Matemática; Razão Áurea; Tecnologia.
Para visualizar o arquivo completo, acesse o link abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/76946555/MATEMATIZANDO-NOVAS-TECNOLOGIAS-A-PARTIR-DO-USO-DA-PROPORCAO-DIVINA-PHI-%CE%A6-UMA-NOVA-ABORDAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário