27 de jan. de 2015

As Atividades Desenvolvidas na E. E. E. F. M. Acy de Barros e outros.



1.      APRESENTAÇÃO

Embora saibamos que no meio acadêmico, a existência de congressos, seminários, fóruns e outros eventos têm contribuído de uma maneira plena através das discussões de vários saberes matemáticos, tem conduzido a uma revolução metodológica possibilitando que nesses debates científicos, professores, mestres, doutores, pesquisadores e outros de áreas afins busquem alternativas pedagógicas visando desenvolver propostas educativas, assim sistematizando e dinamizando a educação matemática, forçando que professores tradicionais recorram a métodos educativos para mudar o primitivismo das aulas. Neste sentido, surge no a proposta do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, tem como objetivo qualificar os bolsistas do PIBID/IFPA identificados como estudantes que apresentem natural vocação para o desenvolvimento de atividades coletivas e interdisciplinares, estimulando seu potencial produtivo através de competências que favoreçam seu desempenho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para o exercício de suas habilidades, para sua humanização, para a sua futura formação profissional e, fundamentalmente, para a “internalização” de valores voltados para seu comprometimento com a instituição, as escolas parceiras, com o Estado do Pará e com o País.
Este programa faz os acadêmicos e professores atuantes refletirem sobre a função precípua do professor que não deve está restrita apenas a transmitir conhecimentos específicos a sua área de conhecimento, mas também de fomentar possibilidades de novas construções de criatividades e de caráter reflexivo, e assim gerar princípios fundamentais na formação da sua cidadania.


2.ESCOLA PARCEIRA
                                 
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Acy de Jesus de Barros Pereira, possui turmas regulares do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º a 3º ano do Ensino Médio, a Diretora da Escola é a Professora Marlucia Foro Lagoia de Sousa. A escola possui uma boa infraestrutura com salas de aulas que comportam o itinerario de alunos, possui quadra para prática de esportes, biblioteca, auditorio, e merenda oferecida aos alunos.


3. RELATO DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E SUBPROJETO

O PIBID de Matemática na Escola Acy de Barros, no ano de 2014 buscou, além de promover o aprendizado docente com o uso de novas metodologias para os bolsistas do projeto, também atuar de forma útil para a escola, para que o termo “parceira” não ficasse apenas no papel e no discurso. Desta forma, o PIBID de Matemática da Escola Acy de Barros buscou atuar nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, trabalhando conteudos matemáticos de séries anteriores às que os alunos estejam e também conteudos mais atuais para os mesmos. Para diagnosticar tais deficiencias a primeira fase do subprojeto consistiu na aplicação de um teste de sondagem para verificaras dificuldades dos alunos.


4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2014 NO SUBPROJETO

4.1 – ATIVIDADE:
Nome da atividade: OFICINA DE PROPORÇÃO, REGRA DE TRÊS E PORCENTAGEM
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: Outubro de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.


A oficina buscou reaver assuntos básicos e essenciais para um bom desempenho do ensino médio, realizada no dia 21 de novembro de 2014 na escola ACY DE JESUS BARROS PEREIRA com as turmas do 1º ano do ensino médio do turno da noite, a oficina foi ministrada por Dérick de Carvalho Conceição e Marcos Roberto no intuito de aprimorar e incentivar a redescoberta matemática. A oficina teve dois momentos a palestra sobre Proporção, regra de três e porcentagem e a aplicação de um pequeno teste para visualização e identificação dos resultados imediatos da mesma. Esta ação aprimorou o meu olhar como professor no sentido de adequação aos problemas da turma, que certas dificuldades de aprendizado dos meus alunos podem vir a ser um problema muito grande em séries futuras, sendo assim, favorecer a melhor redescoberta do aluno em um assunto que ele já trabalhou se torna, em certas ocasiões, mais proveitosos de que tentar seguir o programa.

4.2 – ATIVIDADE:
Nome da atividade: OFICINA DE FRAÇÕES
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: Novembro de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.


A oficina teve o intuito de aprimorar e revisar os conhecimentos dos alunos para um melhor desempenho no futuro, realizada no dia 07 de novembro de 2014 na escola ACY DE JESUS BARROS PEREIRA com as turmas do 7º ano do ensino fundamental do turno da manhã, a oficina foi ministrada por Otavio Kel da Silva Menezes e Antônio Bittencourt. A oficina teve dois momentos a palestra sobre Frações e a suas varias notações e operações, e a aplicação do jogo Dominó de Frações para uma melhor fixação da atividade apresenta. Esta oficina deu para nós, bolsistas, uma oportunidade de conhecer melhor nosso aluno, com atividades lúdicas voltadas para o aprendizado e fixação dos ensinamentos transmitidos anteriormente.

4.3 – ATIVIDADE:                           
Nome da atividade: TESTE DE SONDAGEM
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: março a julho de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.
          O que foi realizado: esta atividade consistiu na aplicação de testes de sondagem ma intenção de detectar as dificuldades matemáticas dos alunos em relação aos conteúdos de suas séries anteriores. Com esta estratégia conseguimos identificar os conteúdos matemáticos que apresentavam mais dificuldades nas turmas sondadas e elaborar oficinas de intervenção. 
Considerações sobre a experiência realizada: Durante o mês de julho fizemos as análises dos testes aplicados às turmas de 6º, 7º ano, 7ª série, 8ª série do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola E. E. F. M. ACY DE BARROS. Chegamos a conclusões decisivas e pudemos traçar perfis das turmas avaliadas e detectar erros comuns bem como buscar a origem de tanta deficiência na aprendizagem matemática que os alunos avaliados demonstraram nos testes, como alunos de 3º ano do E. M. que demonstram pouca proficiência em ler e interpretar comandos simples de problemas matemáticos, ou ainda alunos que estão no último ano do E. F. (9º ANO ou 8ª série) e apresentam quase que em unanimidade dificuldades em cálculos de divisão bem como em probleminhas de mesmo conteúdo.
4.4 – ATIVIDADE:
Nome da atividade: OFICINA DE ESTATÍSTICA
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: agosto a setembro de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.
O que foi realizado: durante o mês de Setembro, na Escola Acy de Barros, os bolsistas planejaram e executaram oficinas de Estatística para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A intenção dessa atividade era esclarecer dúvidas sobre a leitura e interpretação de dados estatísticos com enfoque nas Eleições 2014 que elegeram deputados estaduais, deputados federais, governadores e o presidente do país. Foi proposto durante as três etapas da Oficina de Estatística que os alunos pesquisassem dados como preferência eleitoral, índices de rejeição, avaliação dos mandatos anteriores, etc. e construíssem, em seguida, tabelas que foram utilizados para alimentar gráficos diversos (barras, colunas, linhas, setores etc.).
Considerações sobre a experiência realizada: essa atividade foi de grande importância, pois despertou a curiosidade dos alunos em entender como são realizadas as pesquisas eleitorais, bem como proporcionou um melhor entendimento para uma correta leitura das representações gráficas e tornado os participantes mais críticos sobre as informações eleitorais disponíveis na mídia. A escolha em aplicar a Oficina de Estatística em uma turma do 3º ano do Ensino Médio foi além do paralelismo do planejamento de classe, levou-se em consideração a faixa de idade, o senso crítico e a relação da Matemática como ferramenta de suporte para um melhor entendimento de um processo democrático que são as eleições.
4.5 – ATIVIDADE
Nome da atividade: PALESTRA SOBRE O PROJETO ECONOMIA DOMÉSTICA
Orientador: Orientadores de área (Prof. Fernando e Professor Neves)
As pessoas envolvidas na ação: Alunos do IFPA Campus Belém e bolsistas do PIBID.
O local de realização: IFPA – laboratório do PIBID.
O período de realização: novembro de 2014
O público alvo:alunos do Acy de Barros.
O que foi realizado: foi ministrado durante a manhã da terça feira no dia XXX a palestra de ambientação dos alunos do IFPA com o projeto ligado ao grupo de pesquisa em ECONOMIA DOMÉSTICA, denominado: CHUVA DE HORA CERTA.




Considerações sobre a experiência realizada: A palestra foi relevante para expormos os resultados parciais da pesquisa que almeja a utilização da água da chuva como alternativa para minimizar o consumo de água no Campus do IFPA em Belém. Nesta ocasião, pudemos ainda sondar os alunos sobre seus hábitos de consumo de água e, tecer uma listagem de alunos que gostariam de participar ativamente do projeto.

4.6 – ATIVIDADE
Nome da atividade: I GINCANA MATEMÁTICA DA ESCOLAACY DE BARROS
Orientador: Orientadores de área (Prof. Fernando e Prof. Neves)
As pessoas envolvidas na ação: Alunos do IFPA Campus Belém e bolsistas do PIBID.
O local de realização: IFPA – laboratório do PIBID.
O período de realização: novembro de 2014
O público alvo: alunos do Acy de Barros.
O que foi realizado: No dia 24 de novembro de 2014 foi realizada a I Gincana Matemática da escola Acy de Barros, envolvendo todas as turmas do Ensino Médio do turno da tarde. A gincana teve 6 desafios matemáticos, e as turmas foram dispostas em 10 grupos, sendo que cada grupo deveria resolver o desafio proposto no menor tempo possivel, assim, trabalhando o cognitivo de cada aluno e exaltando a importancia do trabalho em grupo, criando um novo vies de aprendizagem de uma maneira empirica, trazendo uma maneira diferente de abordagem, que não sendo a dentro de sala de aula. A gincana foi um momento de união, diversão e aprendizado tanto para os alunos quanto para nós que a organizamos, tornando o ambiente escolar mais feliz e alegre, ao final, tivemos a premiação das 3 melhores equipes, como forma de incentivar e motivalos a sempre buscar mais conhecimento, com isso, melhorando o seu desempenho nas séries futuras.




4.7 – ATIVIDADE:
Nome da atividade:OFICINA DE SOLIDOS GEOMETRICOS
Orientador: Professor Nairo Bentes
As pessoas envolvidas na ação: Alunos da escola Acy de Barros e bolsistas do PIBID sob orientação do supervisor de campo.
O local de realização: Escola Acy de Barros
O período de realização: Agosto de 2014
O público alvo: alunos que não dominavam conteúdos matemáticos anteriores às suas séries escolares em 2014.


O que foi realizado: Foi realizada a oficina de Sólidos Geométricos para os alunos da Escola Acy de Barros, esta oficina, baseou-se na extrema dificuldade dos alunos em reconhecerem figuras geométricas simples, elementos de um Sólido e conceitos essenciais para o avanço da aprendizagem. Ela objetivava desenvolver nos alunos um senso cognitivo mais apurado e um reconhecimento das características de sólidos apenas ao observa-los, e para incentiva-los a aprender, traçamos como objetivo de nossa oficina a confecção pelos próprios alunos de alguns Sólidos feitos de papel-cartão e a apresentação dos mesmos para o resto da turma, como uma maneira de que eles possam “aprender-fazendo”e repassar o que lhes foi ensinado para o restante da turma, ratificando o processo de aprendizagem. Oficina ministrada pelo supervisor Nairo Bentes e bolsistas Otávio Kel Menezes e Antonio Bittencourt.

4.8. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTIFICOS

4ª EIEMAT – Escola de Inverno de Educação Matemática; 2º Encontro Nacional do PIBID Matemática. Realizado na UFSM, Rio Grande do Sul no período de 06 a 08 de agosto de 2014. Apresentação de trabalho na modalidade de Comunicação Científica.




3º Colóquio de Matemática da Região Nordeste – Realizado na UESC, Ilhéus Bahia no período de 29 a 03 de outubro de 2014. Apresentação de trabalho na modalidade de Pôster.



III EINID – Encontro Institucional de Iniciação a Docência, realizado no IFPA Belém, nos dias 27 e 28 de Novembro de 2014. Apresentação de trabalho na modalidade de Pôster.
                                                     

4.9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto tem proporcionado uma experiência profissionalmente enriquecedora e vem abrindo precedentes para outros futuros trabalhos ligados a práticas de ensino que resgatam o verdadeiro valor da escola e do conhecimento, não como mera ferramenta de ascensão social, mas como instituição e alimento, respectivamente, que formam o aluno como cidadão, crítico, atuante e entendedor de seu ambiente. O trabalho que segue em andamento, tem nos permitido refletir sobre a atual situação da formação dos professores da Educação Básica, que já apresenta significativa melhoria em comparação à formação que nossos professores tiveram, demonstra que é possível ensinar de maneira eficiente, quebrando com paradigmas maliciosos impostos erroneamente ao longo dos anos sobre o conhecimento, fragmentando-o e, por conseguinte moldando o aluno a pensar as ciências individualmente como se estivesse voando dentro de “gaiolas” que aprisionam o conhecimento de forma específica impedindo-o de relacionando-se com os demais saberes como descreve D’Ambrosio a cerca das práticas não transdisciplinares. 



As Atividades Desenvolvidas na E. E. E. F. M. Coronel Sarmento no ano de 2014.


APRESENTAÇÃO


O Subprojeto “Ciência em Ação II” do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) tem como um de seus objetivos promover a inserção dos estudantes do Curso de Licenciatura Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Pará - IFPA no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente do curso de licenciatura e de um professor da escola.
O presente portfólio relata as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática com o projeto PIBID/Matemática realizado no Colégio Estadual Coronel Sarmento no Distrito de Icoaraci, na cidade de Belém no estado do Pará. Como dito anteriormente, este projeto tem o intuito de ajudar na formação dos acadêmicos como futuros profissionais da educação e também ajudar os alunos do ensino fundamental e do ensino médio suprindo suas falhas no ensino e aprendizagem da matemática e orientando os alunos com grande potencial matemático a seguir estudos posteriores em nível superior.


APRESENTAÇÃO DA ESCOLA CORONEL SARMENTO
            Localizada no Distrito de Icoaraci, na Rua Manoel Barata, 580 - Icoaraci, Belém - PA, CEP: 66810-100 Brasil. Tendo como Diretor O Sr. Paulo Sérgio e Vice-diretora Responsável pelo Turno da Manhã a Sra. Sandra Helena a escola Coronel Sarmento é uma das escolas parceiras do IFPA que participam do Projeto Institucional de Iniciação a Docência (PIBID).
            Participam do PIBID-MATEMÁTICA os Bolsistas Dnilson Braga, Nazareno Messias que desde 2012 atuam na escola, no Ano de 2014 havendo aumento no número de vagas para os bolsistas foram locados na escola os alunos Edney Pantoja, Fábio Pantoja, George Augusto, Edmilson Pereira, completando o quadro de seis Bolsistas de Matemática supervisionados pela professora Sandra Regina Miranda.
             Os Bolsistas de Matemática atuam na escola em concordância com a supervisora, pois desenvolvem em conjunto novas metodologias de ensino que tem o intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos, os bolsistas desenvolvem oficinas de matemática, Gincana em sala de aula e na escola, vídeos matemáticos, jogos matemáticos entre outras metodologias. Todas essas metodologias de ensino se transformam em artigos científicos que são apresentadas em congressos, seminários, encontros etc.
            Essas novas metodologias permitiu o aumento do IDEB da Escola a partir da presença dos bolsistas, no ano de 2007 o IDEB da escola coronel sarmento era de 4,1, sendo que a cada 100 alunos 22 não eram aprovados com um indicador de aprendizado de 5,27 de no máximo 10 e nota de 206,60 de proficiência em matemática, atingindo o nível 04 de 12 níveis.
            Após a chegada dos bolsistas do PIBID, em particular os de matemática em questão. A escola atingiu no IDEB 2013 a pontuação de 4,6 sendo que a cada sendo que a cada 100 alunos 13 não foram aprovados com um indicador de aprendizagem de 5,43 de no máximo 10, e nota de 207,55 de proficiência em matemática, atingindo o nível 04 de 12 níveis.
            Claramente a presença dos bolsistas na escola contribui para que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) melhorasse, pois no ano de 2007 não havia bolsistas atuando na escola e em 2009 a escola aderiu ao PIBID, assim de 2007 para 2013, com entrada dos bolsistas em 2009 o IDEB aumentou em 0,5, sendo que a cada 100 alunos 09 não eram mais reprovados e o indicador de aprendizagem aumentou em 0,16 e nota de proficiência em matemática de 0,95.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM 2014

ATIVIDADES DE JANEIRO
            Reunião com os bolsistas e a supervisora na escola para tratar sobre o planejamento e as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano. O “projeto da Farinha” foi um dos trabalhos propostos para o decorrer do ano, este projeto incluirá alguns alunos do ensino médio na sua elaboração.




ATIVIDADES DE FEVEREIRO

            Seleções dos novos bolsistas para o PIBID foram selecionados 36 bolsistas para comporem o PIBID-Matemática entre antigos e novos bolsistas, foram locados na escola Coronel sarmento os bolsistas: Dnilson Braga, Nazareno Messias, George Augusto, Edney Barata, Edmilson Rodrigues e Fábio Pantoja. A prova de Seleção ocorreu no dia 18 de fevereiro e a entrevista com os selecionados no dia 19/02.


ATIVIDADES DE MARÇO
            Neste mês de Março ocorreu o I encontro do PIBID, exatamente no dia 29 de março com todos os bolsistas do PIBID-IFPA campus Belém, com a apresentação dos coordenadores dos subprojetos. Foram selecionados dois bolsistas de cada subprojeto para fazer um breve relato de experiência, entre os mais diversos assuntos os bolsistas ressaltaram a importância do PIBID para sua formação docente.
Também nesse mês os bolsistas da escola coronel sarmento trabalharam com resoluções de exercícios com os alunos do 3° ano e confecção de jogos matemáticos para a aplicação em sala de aula.




ATIVIDADES DE ABRIL
            Participação dos bolsistas Nazareno Messias, Edney Pantoja, Fabio Pantoja, George Augusto e Dnilson Braga no Aniversário da escola Coronel Sarmento com o projeto Xadrez na Escola. A aplicação de jogos de xadrez tem como finalidade desenvolver a concentração, habilidades de jogadas e interação entre os alunos. Motivando a turma que para ter habilidade na resolução dos exercícios de matemática é preciso ter estratégia e concentração.





MAIO
            Neste mês o Bolsista Luiz Oliveira ministrou a oficina intitulada “Estatística Descritiva utilizando o software Excel” no período de 06 a 09 de Maio. Também nesse mês os bolsistas na escola Coronel Sarmento se disponibilizaram a elaborar uma apostila semanal para a turma do 3º ano, cada bolsista ficou encarregado de elaborar a apostila dos assuntos, sendo que a cada semana ficaria na responsabilidade de um bolsista fazer o material. O objetivo desse material foi que os alunos exercitassem mais os conteúdos que são ministrados em sala de aula, e para que no surgimento de duvidas procurassem a professora ou os bolsistas.




JUNHO
Neste mês ocorreu o simulado na escola coronel sarmento, sendo realizado em dois dias, no primeiro dia foi de ciências humanas e naturais e no segundo dia português e matemática, os simulados ocorreram respectivamente nos dias 26 e 27 de junho. Os simulados na escola são de caráter avaliativo para todas as séries e também um “treinamento” para os vestibulares no caso da turma de terceiro ano.



JULHO
            Este mês foi dado prosseguimento ao artigo da farinha, foi realizado visita na feira 8 de maio em Icoaraci e no dia 04 a visita a feira do Ver-o-Peso, a visita na feira de Icoaraci foi realizada com a presença de dois alunos do terceiro ano da manhã e os bolsistas da escola. A pesquisa foi realizada para coletar dados sobre os vendedores de farinha dessas feiras, perguntas como o tipo de farinha que vendiam preços, lucros entre outros assuntos. Foram entrevistados aproximadamente vinte feirantes.




No dia 7 de julho os alunos e bolsistas visitaram a Feira do Ver-o-Peso, dando continuidade à pesquisa de campo com os vendedores de farinha.




AGOSTO
Estiveram presente em Santa Maria/RS os bolsistas Dnilson Braga e Nazareno Messias para a 4ª Escola de inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e segundo encontro nacional PIBID-MATEMÁTICA, no período de 06 a 08 de agosto para a apresentação do artigo intitulado: “Pesquisa em História da Matemática: uma experiência no ensino médio”. Quanto aos seus objetivos, esses eventos visam a congregar professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao processo de formação inicial e continuada do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática e principalmente fomentar pesquisas nessa área de inquérito.



No dia 28 de agosto reuniram-se no auditório da Escola Coronel Sarmento, a supervisora Sandra Regina Figueiredo de Miranda e os bolsistas de Matemática do programa PIBID, Nazareno Messias Amoras Magina, Dnilson Silva Braga, Fábio Pantoja Barbosa e George Augusto Barbosa Rocha, a fim de discutir o planejamento de Gincana de Matemátca com os bolsistas e as estratégias propostas para esse evento, além dos projetos de pesquisa que já estão em andamento. Tendo como pontos de pauta: (a) Aplicações das oficinas sobre proporção e o Teorema de Tales, esse projeto teve como resultado o artigo enviado para o Enalic “Teorema de Tales: uma abordagem metodológica da História da Matemática em uma turma do Nono ano do Ensino Fundamental”, bolsista responsável Dnilson Braga; (b) atividades propostas pela supervisora para a gincana de Matemática; (c) Apresentação dos jogos: Cilada, A Hora do Rush e Código Secreto como proposta de desafios para a gincana; (d) Apresentação do vídeo sobre o quadrado mágico: É Mágica ou Matemática? (e) definição das regras e número de participantes na gincana; (f) Definição do período de realização da Gincana. No final da reunião, foram tomados os seguintes encaminhamentos: (1) Dar prosseguimento às oficinas do Teorema de Tales na turma de nono ano, (2) quanto as tarefas da gincana foi decidido: perguntas e respostas cada bolsista ficou de elaborar duas questões e enviar para a supervisora;(3) As turmas que participarão da gincana: 3001, 3002, 2001, 702 e 802 (manhã) 3003 e 3004 (tarde); (4) a oficina de produção de sabão ocorrerá dia 16 de junho de 2014 e será ofertada para uma turma de 3º ano da tarde, 3004; (5) Uma das tarefas propostas para a gincana é a Paródia Matemática e ação solidária das equipes.

SETEMBRO
            A escola Coronel Sarmento realizou no dia 19 de setembro a palestra “Ingresso na universidade e processos facilitadores: um olhar para o futuro”. Ministrada pelos ex-alunos da escola que estão nas universidades. Essa palestra teve como objetivo incentivar os alunos do terceiro ano à universidade, tirando duvidas sobre o vestibular, processo seletivo, cursos etc. Participaram dessa palestra os bolsistas e a supervisora que coordenou o evento, estiveram presentes também alunos do ensino médio em geral.


 Dia 09 de setembro houve reunião com professor Otoni, coordenador institucional do PIBID.


No Dia 11 de setembro, compras do material das oficinas com o bolsista Afonso.


 No dia 19 de setembro, aconteceu o Simulado de Matemática na escola Coronel Sarmento com os alunos da turma 3003 do turno da tarde, sob a supervisão do bolsista George.


No dia 19 de setembro ocorreu a palestra sobre os Processos Facilitadores de Ingresso na Universidade para alunos do Ensino Médio da Escola Coronel Sarmento (turno da manhã), participação do bolsista Nazareno Messias e Dnilson Braga.

                                   
OUTUBRO
            O ensino da proporção com a utilização de papel com malha quadriculada, régua e lápis. A Atividade desenvolvida na Turma de 9º ano. Ampliação de figuras usando malha de papel quadriculado. Foi realizado também oficinas de geometria espacial na turma do terceiro ano. Nessas atividades houve a utilização do material fornecido pelo PIBID para a realização das oficinas. A participação dos bolsistas nessas oficinas foi de grande importância, pois puderam participar ativamente do desenvolvimento dessa metodologia.




Também em outubro depois de três longos meses de gravações erros e acertos os bolsistas encarregados dos vídeos didáticos realizaram às últimas gravações dos vídeos didáticos sobre função afim e função exponencial. O bolsista Fábio Pantoja esteve presente na confecção dos vídeos.


Realizamos a gravação e finalização dos vídeos didáticos que posteriormente foram apresentados a estudantes e futuros professores no  III ENID realizado no IFPA.

NOVEMBRO
No dia 4 e novembro foi realizada a I Oficina de Geometria Plana, construção do triângulo equilátero utilizando régua e compasso e construção do hexágono regular. Turma 3001 (manhã).


No dia 5 de novembro foi realizada a II Oficina de construção de sólidos geométricos a partir de planificações, cálculos de volume e área dos sólidos construídos. Turma participante, 3001 do turno da manhã.

No dia 6 de novembro a turma 2001 (manhã) participou da Oficina de Análise combinatória: Permutação simples e Anagramas, utilizando material concreto par montagem dos anagramas e permutações numéricas. Participação dos bolsistas Fábio Pantoja  e Edmilson  Pereira.

No dia 7 de novembro aconteceu a segunda palestra sobre os Processos Facilitadores de Ingresso na Universidade para alunos do Ensino Médio da Escola Coronel Sarmento (turno da tarde), participação do bolsista Dnilson Braga e George Augusto.


Aulão de Matemática, revisão para o ENEM participação dos bolsistas, Dnilson Braga, Nazareno Messias, Edney Pantoja e George Augusto.


Em novembro participamos da II Gincana de Matemática da Escola Coronel Sarmento, Participaram as turmas do turno da manhã do Fundamental e Médio.



  DEZEMBRO
             Participação dos Bolsistas Dnilson Braga e Nazareno Messias e a supervisora Sandra Miranda no V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid  que foram realizados nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN.
            O objetivo do ENALIC foi possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.



Em dezembro após as atividades desenvolvidas na escola e o termino das gravações dos vídeos didáticos entregamos a cada escola parceira do Pibid a produção de vídeo juntamente com a cartilha de exercícios referentes a cada vídeo mostrado para que sirva de auxilio aos alunos, esteve envolvido nessa atividade o Bolsista Fábio Pantoja.





RELATO DE EXPERIÊNCIA

          Será apresentado um relato de minha vivência no programa PIBID. De frente com a grande dificuldade dos alunos em compreender a Matemática e, além disso, interessar-se em aprendê-la, considero necessário que o aluno tenha a oportunidade de interagir com a disciplina refletindo seus significados práticos, tornando-se atraído em aprender. Nesse sentido, vou fazer uma reflexão sobre o aprendizado matemático. Serão apresentados, neste texto vários aspectos do cotidiano escolar em sala de aula, o que permitem pensar sobre como deve ser realizado o ensino, sua ação e sua real intenção.
Fazer parte do PIBID foi uma experiência muito boa, foi ótima. Foi de fundamental importância para mim. Através disso foi possível adquirir conhecimentos necessários para ser um bom professor. Foi possível realizar na prática as teorias, perceber como funcionam os métodos de ensino, que alguns funcionam e outros não, o que têm que ser mudado e melhorado para que as aulas tenham bom andamento.
            Através das aulas práticas em sala pode-se perceber se a teoria realmente corresponde com a prática, em que pontos elas correspondem. Foi possível ver o quanto as outras referências, além dos livros, experimentos, jogos, gincanas e atividades fora de sala de aula são indispensáveis nas atividades e conteúdos.
Também foi possível analisar algumas atitudes inesperadas de alunos, como lidar com essas atitudes e como atingir uma boa aula, que faça os alunos sentirem prazer no que estão aprendendo. Foi observado também que é necessário sempre ter uma atividade de reserva, pois nem sempre é possível cumprir exatamente o planejamento e ai tem que se ter algo pensado para que os alunos não fiquem sem fazer nada.
            O planejamento das atividades sejam elas quais forem na escola, é indispensável para um bom professor, as aulas, gincanas, experimentos, tudo deve devem estar bem articulados, devem ser muito bem organizadas, e nesta fase pode-se aprender a fazer um planejamento de aula, que vai ser muito utilizado durante toda a vida profissional.
Durante todo o processo de ensino e aprendizagem proporcionado pelo programa PIBID, foi obtida uma boa cooperação dos alunos, a maioria tinha interesse, o ensino foi bem proveitoso, os objetivos desejados foram na maioria das atividades alcançados. No geral todo o processo em que tive participação, foram muito boas, é muito bom poder passar adiante os conhecimentos adquiridos e aprendidos, e principalmente saber fazer isso de formas adequadas.

Bolsista Nazareno

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem de maneira a contribuir para a formação individual do futuro pesquisador de modo a qualifica-lo de maneira eficiente tornando este um profissional de destaque no mercado e para o mercado de modo que ele terna-se um argente de mudança no meio ao que está inserido.
            Essa troca de ideias e experiência com os professores, alunos e todo o público o qual vivencia essa dinâmica seja na escola, reuniões ou em eventos, nos permite ter uma visão mais abrangente assim podemos tomar decisões mais assertivas paras o nossos projetos e isso acaba gerando novos caminho e oportunidades.
Assim o bolsista passa por um processo de transformação sem perde sua autonomia o que garante uma gradativa evolução pessoal no modo de pensar, agir e nas tomadas de decisões fatores que contribuem para um excelente trabalho em grupo como podemos ver no presente portfólio do subgrupo PIBID/IFPA- MATEMÁTICA da Escola E.E.E.F.M Coronel Sarmento.



Bolsista Edney

Com o presente portfólio podemos perceber como é importante o projeto PIBID/Matemática nas escolas, o mesmo traz benefícios para alunos, professores e acadêmicos tanto do Ensino Básico quanto do Ensino Superior, desta forma se estende na prática a ponte entre escola e faculdade. Também proporciona grande experiência, vivência para os bolsista e mais conhecimento para os alunos participantes. Para nós, bolsistas da escola Coronel Sarmento, as experiências vivenciadas ao longo do ano de 2014 executado o PIBID/Matemática são muito ricas tanto na formação profissional e de cidadania.
Na faculdade podemos perceber os benefícios que o PIBID traz, auxiliando em várias matérias, pois as vezes os assuntos que precisamos abordar para os alunos pode ser assuntos em que nós temos dificuldade também. Como bolsistas temos um temos que ter tempo para podermos nos dedicar aos estudos e assim nos aprofundar em nossos conhecimentos. Outro benefício do PIBID/Matemática é que ela traz uma segurança maior na hora de exercer os estágios supervisionados nas escolas, pois já temos uma base de como funciona uma escola. O nosso trabalho nos traz muita satisfação quando conseguimos alcançar os nossos objetivos e quando percebemos que o aluno aprendeu.
Quando saímos da teoria da faculdade e passamos a prática do PIBID na escola é que temos a certeza de que ser um educador, é o futuro que almejamos construir, sempre nos espelhando nos professores.

Bolsista George

Para mim, a coisa mais importante feita durante este ano atuando pelo PIBID foi o laço de amizade estabelecido com os alunos das turmas onde trabalhei. Pela deficiência nas condições fornecidas e com os problemas causados pela falta de segurança do local, não pude estabelecer esse vínculo afetivo na Escola Mário Barbosa, onde atuei por um ano (Jun/2012 – Jun/2013).
            Durante todo este ano de 2014, a escola me forneceu todas as condições necessárias para os projetos que foram desenvolvidos, desde a palestra sobre o trabalho desenvolvido pelo IBGE, em Março, passando pela oficina de xadrez feita em Maio, a gincana realizada em Novembro e culminando com a oficina do Geogebra realizada em Dezembro.
            Mas nenhuma dessas atividades conseguiriam ser realizadas se não houvesse as tardes de quinta-feira. Chegou uma época em que a profª Sandra (supervisora do projeto na Escola Cel. Sarmento) e eu batizamos como “a quinta-feira do camarão”, já que é o dia em que eu regularmente atuo na escola e, como sempre tenho que almoçar por lá, aproveitamos para comer algo que tenha camarão (risos).
            A profª Sandra foi bem mais que simplesmente uma supervisora. Ela foi, sobretudo, uma grande parceira, sempre orientando sobre o que deveria ser feito, sobre o melhor jeito de se fazer e deixando caminho aberto para que eu mesmo desenvolvesse minhas idéias e meus projetos. Ou seja, dando livre arbítrio para que, no fim das contas, eu pudesse cumprir o objetivo do projeto PIBID
            Para terminar, também salientar o companheirismo dos colegas de bolsa (Nazareno, Dnilsom, Fábio, Edney e Edmílson). Devido ao tempo (eu fui o único bolsista do sub-projeto a estar na escola pela parte da tarde, por exemplo), não pude atuar muitas vezes em companhia deles. Mas os poucos momentos em que estivemos juntos na escola foram bastante valorosos.

Bolsista Fabio


Quando ingressei no PIBID acreditava ser mais um dos vários programas que tem um papel definido, mas que é mal executado, no entanto, a minha visão crítica transformou – se em um olhar de apreço e crédito ao programa aja vista que este tem sido um divisor de aguas na minha trajetória como acadêmica, as relações com as pessoas e os alunos tem mostrado a mim o quão é importante esse momento em que o acadêmico vive e a grande responsabilidade que temos em detrimento aos sonhos de alguns alunos, que através das atividades desenvolvidas por nós nessas escolas, acabam por externar suas vontades, dificuldades e desejos! Fico feliz por participar deste programa!