18 de nov. de 2011

Trabalho apresentado no VIII EPAEM (Encontro Paraense de Educação Matemática) em Belém-PA e no III EREM (Encontro Regional em Educação Matemática ) em Mossoró-RN.


JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO
Aplicação do jogo: Função afim
  
Cintia Braga Castro
IFPA
Eliane Pina Conceição
IFPA
Pâmella Nery Pinto
IFPA
RESUMO

Este artigo resultou de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA- no curso de Licenciatura em Matemática, desenvolvida com os discentes do 2º ano do Curso de Edificações do IFPA, a partir do conceito da Função Afim de forma interativa evitando a memorização, utilizando como ferramenta o jogo Matemático da Função Afim para estimular a compreensão de tabelas e construções de gráficos, mudando a rotina da classe, fazendo assim com que o aluno desperte seu interesse aumentando sua motivação e com isso tenha uma maior participação nas aulas. Tendo como principal objetivo fazer com que o aluno saiba reconhecer as diferentes formas de uma função do 1° grau e relacionar a linguagem contextual às representações gráficas e algébricas de funções do 1° grau. A pesquisa consistiu nas seguintes etapas: construção de atividade, aplicação, fixação e por fim o teste contendo duas questões abordando zero da função e as formas de se representar uma função. Os resultados obtidos foram significativos e mostraram o quanto é viável o uso de jogos como recurso didático, na construção do conhecimento dos alunos, já que os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.

     Palavras chave: Educação Matemática. Jogos matemáticos. Função do 1º grau

  Para ler o artigo na íntegra clique no link abaixo.
 http://pt.scribd.com/doc/73141971/Jogos-Matematicos-como-Recurso-Didatico-Aplicacao-do-jogo-Funcao-Afim
 ( você será levado a pagina do artigo, onde poderá baixar o trabalho. Na página do artigo basta clicar em baixar , marcar PDF, clicar em Download e pronto.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário